“O Leão sobre Rodas”, produzido por realizadores de “palmo e meio”

Projeto “O Cinema na Escola” apresenta filme

ed657-p11_CinemaVZL-animacaogrupoO Projeto-piloto “Cinema de Animação na Escola”, que levou uma turma do primeiro ciclo, do Agrupamento de Escolas de Vouzela, durante o ano letivo 2013/2014, a ter um primeiro contacto com a sétima arte, chegou ao fim e o balanço é muito positivo. Estes realizadores de “Palmo e meio” criaram um filme : “O Leão sobre Rodas”. A estreia foi no passado dia 12 de junho, no Cine-teatro João Ribeiro e deixou toda a comunidade escolar orgulhosa.
Os alunos de uma turma do primeiro ciclo, em Vouzela, tiveram a oportunidade de entrar no mundo do cinema. A partir da história “O Leão e o Rato”, um clássico conhecido por todos, os alunos criaram um filme de animação intitulado: “O Leão sobre Rodas”, criado com recurso à técnica “stop motion”. Durante o processo, os alunos foram envolvidos na escolha do tema, criação das personagens em plasticina, animação das imagens, gravação de diálogos, captação dos fotogramas, sonorização, montagem e edição… Todos os passos passaram pelas suas mãos.
Segundo Tiago Ferreira, responsável pelo projeto, o balanço da iniciativa é muito positivo. Como refere, “notámos que as crianças gostaram muito de participar nas tarefas que lhes fomos propondo”. O professor considerou ainda que seria importante alargar este projeto a outros níveis de ensino do concelho, uma vez que, como acredita, “O Cinema na Escola” potenciou o desenvolvimento da motricidade fina e da capacidade criativa dos mais novos.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *