O Instituto Politécnico de Viseu é o segundo melhor do país

500_FM-Not06_Politecnico

O SIR – Scimago Instuticions Ranking – publicou recentemente o seu estudo anual que coloca o Instituo Politécnico de Viseu – IPV – em lugar de grande destaque. O ranking, desenvolvido pelo SIR, grupo que se dedica à análise e à avaliação da informação mantida em grandes bases de dados científicos, tem por objectivo avaliar o desempenho ao nível da investigação, inovação e impacto social das instituições de ensino superior e outras instituições de investigação de todo o mundo, tomando como referência, designadamente, as publicações científicas das instituições e o número de citações recebidas na base de dados da Scopus (a maior base de dados de resumos e citações da literatura peer-reviewed: revistas científicas, livros e anais de conferência.

O estudo avaliou 5.147 instituições à escala global das quais 2.894 são instituições de ensino superior. Destas, a Universidade de Harvard (EUA) surge como lider mundial. Em relação às primeiras 25 instituições de ensino superior portuguesas que integram o estudo (sendo de referir que Porugal tem 14 Universidades e 15 Politécnicos Públicos) e um número significativo de instituições privadas, o IPV surge como 2ª instituição politécnica.

Para o Presidente do IPV – Engº Fernando Sebastião – este resultado demonstra cabalmente a evolução qualitativa que a instituição tem revelado ao longo dos últimos anos, fruto do trabalho e empenho de toda a comunidade académica do nosso Instituto na prossecução das grandes linhas estratégicas do seu corpo docente, a criação de condições para a prática da investigação científica de qualidade e o reforço de ligação com as empresas e instituições da região. Realçou ainda que o IPV detém mais de mil protocolos activos firmados com inúmeras empresas e instituições públicas e privadas da região.

O corpo docente do IPV é constituído actualmente por 220 professores doutorados ( 61% dos docentes) e tem outros 50 em fase de conclusão de doutoramento. Dentro de cerca de um ano, o Instituto poderá contar com cerca de 70% do seu corpo docente doutorado.

Museu do Traje expõe mobiliário desenhado por alunos do IPV, 2º ano da licenciatura em Tecnologia e Design do Mobiliário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do IPV, projectaram e instalaram o sistema de mobiliário expositivo que serve de apoio à mostra intitulada “ Xi Coração “, que está patente ao público no Museu do Traje até 15 de Setembro de 2016.Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.