O futuro da Europa passou por São Pedro Sul

Gazeta da Beira promove debate sobre a Europa e a crise

Ed647_DSCN6795No passado sábado foi dia de se falar da Europa, a iniciativa decorreu no cineteatro de São Pedro do Sul e foi promovida pela Gazeta da Beira que lançou a pergunta que serviu de mote para o debate “ Que Europa para termos futuro?

À mesma mesa estiveram Amadeu Carvalho Homem e Carlos Carvalhas que partilharam com o auditório diferentes, mas complementares, visões da Europa. Intervenções eloquentes que conseguiram envolver o auditório que lançou novos pontos de desenvolvimento, num debate vivo que se prologou pela tarde dentro.

À saída, os participantes foram unânimes nos seus comentários. Como defenderam: “esta foi uma boa iniciativa, da qual todos saíram mais ricos”.

A cultura subalternizada por uma Europa cada vez mais americana, o humanismo em decadência, a malograda possibilidade de federação europeia, a Banca  e falência do atual sistema financeiro, a hegemonia da Alemanha perante os países do Sul, a impossibilidade de pagar a dívida e insustentabilidade da moeda europeia para a economia portuguesa, foram alguns dos temas em destaque.

Um debate profundo que, numa altura em que se começam a preparar as Europeias, pôs em evidência a Europa dos nossos tempos e abriu portas para as necessárias alterações para o futuro.

• Patrícia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *