O evento conta com a presença de um técnico inglês e quatro técnicos nacionais e vai decorrer em Sever do Vouga no dia 29 de março

Conferência vai debater as técnicas de antecipação da produção de pequenos frutos

Ed651_comercializadoresNo âmbito do Cluster dos Pequenos Frutos, vai decorrer no próximo dia 29 de março (sábado) uma conferência sobre “Técnicas de antecipação da produção de pequenos frutos para a região Norte e Centro do país”.

O evento, que está marcado para o Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, a partir das 9 horas, vai contar com a presença do inglês Dan Chiuian, especialista em pequenos frutos, consultor na empresa Fast LLP e colaborador na multinacional Haygrove. Este técnico irá fazer quatro intervenções distintas sobre a realidade inglesa na produção de mirtilo, groselha, framboesa e morango, os custos de produção e as técnicas utilizadas no incremento à produção destes pequenos frutos no Reino Unido. No final de cada intervenção, um técnico português irá comentar as técnicas utilizadas no Reino Unido e a possibilidade de adaptação à realidade portuguesa. Humberto Teixeira (da Hubel), Graça Palha (INIAV), Sílvia Lemos e Gonçalo Bernardo (Agim) e Gijs Hoogendoorn (First Fruit) são os oradores nacionais convidados para esta conferência.

A antecipação da produção de pequenos frutos traduz-se numa enorme vantagem competitiva para o nosso país, essencialmente porque permite alargar o ciclo produtivo e assim garantir o abastecimento dos mercados internos e externos por um período mais alargado de tempo, incrementando as possibilidades de fidelização clientes e, finalmente, porque a produção precoce é tendencialmente melhor remunerada. Importa, neste sentido, tirar partido da experiência de países como Inglaterra que antecipam a cultura de pequenos frutos em 4 a 5 semanas com condições climatéricas claramente mais adversas do que as que possuímos em Portugal.

A participação nesta conferência tem um custo de 50 euros (mais IVA). Para os associados da Agim e do COTHN, o custo é de 30 euros (mais IVA).

As inscrições podem ser feitas on-line neste link:

https://docs.google.com/forms/d/1S3dZnWk5PYl82NvA1CmnU19-CypffWpKZG7h2UlT8to/viewform

 

Portugal é membro da Organização Internacional do Mirtilo através da Agim

Ed651_Agim-iboPortugal passou a ser membro oficial da IBO – Internacional Blueberry Organization (Organização Internacional do Mirtilo) desde o passado dia 11 de março através da Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial.

A decisão foi comunicada durante a Cimeira da IBO, que decorreu durante os dias 11 e 12 de março na cidade de Guadalajara, no México, perante mais de 200 participantes de diversos países produtores e comercializadores de mirtilo: Reino Unido, Canadá, EUA, Polónia, Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Chile, México, Peru, África do Sul, Ucrânia e Argentina, entre outros.

Para Sofia Freitas, coordenadora da Agim, a única entidade portuguesa convidada a participar nesta cimeira, “este foi um dia importante para a fileira do mirtilo em Portugal. Portugal, é efetivamente um país que se distingue de todos os outros países produtores de mirtilo, o nosso desafio é grande, somos muitos e pequenos, mas estamos no bom caminhoO nosso país distingue-se de todos os outros produtores de mirtilo, o nosso desafio é grande, temos muitos produtores de pequena dimensão, mas estamos no bom caminho”.

A coordenadora da Agim foi convidada pela organização da Cimeira da IBO a intervir como oradora na conferência com o tema “O estado da cultura do mirtilo em Portugal: desafios e oportunidades”.

A conferência do IBO abordou, durante dois dias, uma análise ao crescimento das plantações de mirtilo a nível mundial, o seu volume de produção, os estudos mais recentes sobre os benefícios do mirtilo para a saúde do mirtilo, uma perspetiva comercial a nível mundial deste pequeno fruto e uma análise completa dos fatores que afetam a produção e as exportações do mirtilo mexicano.

“Conseguimos surpreender os outros países pela nossa dinâmica e pelos projetos e atividades que já realizámos e que iremos realizar”, afirma Sofia Freitas para quem a participação neste evento de âmbito internacional se revelou “jornada de muita aprendizagem, muito proveitosa por todos os conhecimentos que adquiri sobre a produção do mirtilo em todo o mundo e por todos os contactos estabelecidos com agentes internacionais desta fileira”.

A IBO é uma organização mundial que reúne especialistas de todo o mundo da fileira do mirtilo. A IBO promove conferências para partilhar e trocar informação sobre o mirtilo, juntando sinergias e aumentando, assim, o conhecimento acerca desta cultura, enfrentar em conjunto os desafios que se apresentam e encontrar soluções e explorar oportunidades.

Em suma, esta organização existe para promover o crescimento e a sustentabilidade da indústria de mirtilo.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *