O Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia e o Projeto Parlamento dos Jovens

Decorreram nos dias 20 e 21 de março, respetivamente, as Sessões Distritais do Projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A sessão distrital do Projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Básico decorreu, no dia 20, em Nelas e contou com 21 escolas concorrentes do distrito de Viseu, das quais apenas quatro passariam à fase seguinte. Os alunos Gonçalo Guerra, Sofia Oliveira e Paula Simões, foram os representantes do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia nesta sessão.

A sessão distrital do projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário decorreu em Viseu e contou com 26 escolas concorrentes deste distrito, das quais também apenas quatro passariam à fase seguinte. A presidência da mesa desta sessão distrital tinha como vice-presidente a aluna Leonor Ferreira deste Agrupamento, que muito competentemente soube assumir essa função. Os alunos Francisco Dias, Marta Correia e Eduardo Rodrigues, foram os representantes do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia nesta sessão.

 

A participação nestes projetos continuam a permitir desenvolver nos alunos competências de cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar; o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos; o respeito pela diversidade de opiniões; entre outras.

Paralelamente permite também promover e divulgar o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia e o concelho de Vouzela nos vários locais das etapas que este projeto contempla.

Em ambos os casos, nas sessão do ensino básico e na sessão do ensino secundário, embora os  alunos em destaque não tenham sido selecionados para a fase final, todos representaram com muita seriedade, responsabilidade e dignidade o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.

Também a participação neste projeto, ao nível do ensino secundário, permitiu que o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia pudesse concorrer e vencer o projeto EUROSCOLA, conforme notícia dada em edição anterior.

Continuam por isso de parabéns os alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia que são verdadeiros “embaixadores”, levando bem e mais longe o Agrupamento e o concelho de Vouzela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *