Nuno Campos

5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente

Este ano, o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, focou-se no papel crucial da biodiversidade. A Colômbia é o país que albergou as celebrações mundiais. Por termos sido acometidos pelo Covid, muitas atividades praticas foram substituídas por videoconferências, que nos permitiu neste momento explorar um recurso não muito utilizado até agora e que nos permite abrir novas portas, contactos e parcerias.

Todos os anos desde 1974, no dia 5 de Junho cerca de 150 países celebram o Dia Mundial do Ambiente para “promover a consciência e a acção ambiental a nível mundial”. Este ano não foi diferente, e por todo o país, decorreram uma série de ações de comemoração deste dia, e do tema proposto em 2020 que a mim me diz tanto: Biodiversidade e a sua preservação.

Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, com a criação da lista vermelha de espécies de fauna e flora portuguesa, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à protecção da biodiversidade,

2020 é um ano de urgência, ambição e de acção para abordar a crise que enfrentam os ecossistemas. É também uma oportunidade para incorporar mais plenamente as soluções baseadas na natureza na acção climática global. Temos um problema por resolver, e temos de ir agindo e exigindo que se aja. Não podemos deixar passar incólumes quem desrespeitar a Natureza quer no seu sentido amplo (no Mundo), como no seu sentido restrito (localmente). Todos somos corresponsáveis por CUIDAR!

Este será um ano crucial para a preservação e restauro da biodiversidade, já que o mundo vai avaliar e renovar os seus compromissos durante a 15ª reunião da Conferência das partes (COP15) da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Kunming (China), em Outubro.

Além disso, este ano celebra o início da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa para ampliar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, como parte do combate à crise climática. Existem objetivos climáticos a cumprir que, pois concerteza se correlacionam com a proteção da biodiversidade.

A acção climática e a conservação da biodiversidade são duas caras da mesma moeda. Precisamos desenvolver políticas que travem a extinção de espécies de plantas e animais.

Neste dia estarei a promover ambiente e biodiversidade com algumas pessoas responsáveis por grupos ligados à preservação da nossa biodiversidade nacional e local, e a convite da Escola de Montanha pela pessoa do seu mentor – Nelson Cunha. Esta escola tem na sua base os seguintes aspetos:

É um centro de formação desportiva, com sede no Retiro da Fraguinha na Coelheira – Candal.

Disponibiliza formação com estadia, refeições e transporte para os locais de prática – Cursos.

Dispõe dum corpo de formadores credenciados técnica e pedagogicamente – Equipa Técnica

Trabalha em parceria e tem o reconhecimento de diversas entidades – Parceiros

Tem uma localização geográfica privilegiada em recursos naturais – Localização.

Centra a sua actividade em 3 modalidades: montanhismo, escalada e canyoning.

No passado 5 de Junho tivemos a oportunidade de participar numa ação virtual cruzando conceitos e, foi com muito gosto que compartilhámos com amantes de desportos de Natureza alguns conhecimentos e práticas básicas quer na observação como na manutenção do meio ambiente, e preservação da biodiversidade envolvente. Falámos de Ambiente, ciência cidadã, Desportos de Natureza e partilhámos histórias únicas do convívio de que gosta de se embrenhar na Natureza, como é o caso dos praticantes de escalada, percursos pedestres, canyoning, etc. Estes vão ser parceiros das nossas organizações de proteção e defesa da biodiversidade, pois existiu o compromisso de acatar a filosofia de avistar, registar, mas não interferir com a Natureza que merece o seu recato. Para o ano há mais, mas nunca se esqueçam que, para nós comemorar ambiente e biodiversidade deve fazer parte do nosso quotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *