Novo Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil aprovado por unanimidade

Não era revisto há 17 anos

Dezassete anos depois, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul aprovou um novo Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Um documento que serve para definir as orientações relativamente ao modo de atuação de cada organismo em caso de calamidade. Em declarações à Gazeta da Beira, Pedro Mouro, fala da importância do documento e lamenta o facto de durante tantos anos, nunca ter sido atualizado.

O novo Plano Municipal de Proteção Civil foi aprovado por unanimidade na última reunião pública do executivo camarário. Agora, irá estar um mês em discussão pública. Como explica Pedro este documento é de extrema importância, uma vez que “serve para articular e para disponibilizar um conjunto de instrumentos locais e de conteúdos a ser ativados numa situação de catástrofe e de emergência que possa ocorrer no nosso concelho.”

O documento não era revisto desde setembro de 1998. Ou seja, há quase 17 anos. O vice-presidente lamenta a situação. “Ainda bem que ao longo deste tempo não houve necessidade de acionar este tipo de planos porque, de facto, ele estava completamente desatualizado, não estava articulado, havia situações obsoletas e que já não faziam sentido. Havia uma necessidade de voltar a inventariar os meios, os recursos, por forma a que possamos estar salvaguardados para uma eventual ocorrência”Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *