Cinclus Fest 2016

Vouzela cria prémio nacional para distinguir melhor fotógrafo de natureza

O Cinclus Fest – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela vai distinguir, pela primeira vez em Portugal, o melhor fotógrafo de natureza. O vencedor do prémio GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano vai ser anunciado no dia 29 de janeiro, durante o primeiro dia da sexta edição do Cinclus Fest.

cinclus

Trata-se de um prémio inovador, o primeiro a nível nacional dedicado especificamente à fotografia de natureza, e vem consolidar ainda mais a dimensão do Cinclus Fest, enquanto evento de referência nacional dedicado à fotografia de natureza.

A este prémio puderam candidatar-se fotógrafos amadores ou profissionais de nacionalidade portuguesa, com idade superior a 16 anos, concorrendo em cinco categorias: Paisagem; Flora; Fauna; Parque Natural Local Vouga-Caramulo; Parque Eólico do Caramulo.

Para além do grande prémio GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano, no montante de 1500 euros, serão também premiadas as melhores fotografias em cada uma das categorias, com um 1.º prémio no valor de 500 euros e um 2.º prémio em material fotográfico.

O Cinclus Fest – VI Festival de Imagem de Natureza de Vouzela decorre nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e volta a juntar em Vouzela grandes nomes nacionais e estrangeiros do setor para partilharem o seu conhecimento e experiência através de palestras, workshops e exposições.

Paralelamente, também inserido no festival, o Município de Vouzela está a promover o concurso “Fotógrafo de Natureza Juvenil – Cinclus Fest 2016”, destinado aos alunos dos agrupamentos escolares do concelho.

O concurso é dedicado ao tema “Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela)” e pretende estimular os jovens a recolher imagens fotográficas no território desta área protegida.

O objetivo é divulgar o Parque Natural junto da comunidade e sensibilizá-la para o valor patrimonial dos seus recursos naturais, arquitetónicos e arqueológicos, mas também valorizar a arte fotográfica enquanto meio privilegiado de comunicação.

Até ao próximo dia 20 de janeiro, os alunos interessados em participar podem enviar até três fotografias para o endereço gab.turismo@cm-vouzela.pt, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida. Os trabalhos a concurso serão apreciados por um júri composto pelos fotógrafos de natureza Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, sendo premiados os quatro primeiros classificados. A entrega dos prémios será feita no dia 29 de janeiro.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *