Nasce a Rota do Pastel de Vouzela

Para a promoção do doce e do concelho

RotaPastelVzl01O Pastel de Vouzela tem agora uma rota. Um convite para conhecer a Vila de Vouzela, mas também, para ficar a saber tudo sobre o doce conventual que mais caracteriza o concelho e cuja receita continua tão bem guardada. A inauguração aconteceu no passado dia 2 de agosto e contou com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Rural, Poiares Maduro que valorizou a promoção dos produtos locais, como forma de criar riqueza e valorizar o territórioEsta é uma iniciativa privada, liderada pela Casa Museu Hotel que contou com o apoio do Município de Vouzela.

 

 

 

 

RotaPastelVzl02Largo do Convento; Estação; Capela de S. Frei Gil… no total são 12 as estações da Rota do Pastel de Vouzella. Quem percorrer o traçado, fica a conhecer mais sobre o sabor autêntico do pastel, a sua história e tradição. Um novo atrativo para uma vila cujo turismo é uma das grandes apostas. Como defendeu Rui Ladeira, este nova Rota, numa altura em que se comemora os 200 anos do Pastel de Vouzela, configura uma importante “afirmação turística de um produto diferenciador e com dimensão, em Vouzela e no país”.

Poiares Maduro marcou presença nesta inauguração. O ministro confessou ser apreciador do Pastel de Vouzela e defendeu que uma das soluções para o país passa pela valorização e inovação dos produtos tradicionais de um determinado território. Como referiu, a aposta deve ser a nível local. “Só dessa forma, criando atividade económica, criando riqueza, trazendo crescimento económico a todas as partes do nosso território é que nós podemos combater a existência de um país que funciona a diferentes velocidades”, referiu o ministro.

Poiares Maduro adiantou ainda que para o próximo quadro comunitário a principal aposta do Governo vai ser a “competitividade da nossa economia”.

Conheça a Rota do Pastel de Vouzella, na próxima edição da Gazeta da Beira,nas bancas a 11 de setembro.Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.