Municípios de Vouzela e S. Pedro do Sul vão cadastrar infraestruturas do sistema de abastecimento de água e saneamento de águas residuais

Candidatura conjunta foi aprovada

704_vzlsps_aguas-residuais

Foi aprovada a candidatura conjunta do Município de Vouzela e de S. Pedro do Sul para a elaboração do cadastro das infraestruturas existentes no sistema de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR).

O projeto visa garantir que com a informação obtida se faça uma gestão mais eficiente dos serviços, quer pela identificação da necessidade de intervenção futura, quer pela introdução de mecanismos de controlo e informação em tempo real que irão reduzir perdas e diminuir os custos de operação.

De acordo com a candidatura apresentada, serão cadastrados, em Vouzela, 270km de rede de abastecimento de água e 68,9km de saneamento de águas residuais. O valor global da candidatura dos dois municípios é de 145.953 euros, sendo comparticipada em 124.060€, a que corresponde uma taxa de financiamento de 85%.

“Atualmente, verifica-se que a falta de conhecimento da rede provoca vários constrangimentos, nomeadamente a existência de elevados volumes de água que não são faturados e o desconhecimento dos gastos na prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento das águas residuais. Com esta operação, vamos conseguir obter informação que permita uma gestão mais eficiente do ciclo urbano da água”, considera Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *