Município de Vouzela assinalou 25 anos de Encontros Concelhios de Cantares de Janeiras

Efeméride ficou marcada pelo lançamento de livro e cd comemorativo

A Igreja da Misericórdia, em Vouzela, recebeu no dia 14 de janeiro, o 25º Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras.

A iniciativa realiza-se, ininterruptamente, no concelho, desde 1993, tendo sido uma aposta dos vários executivos municipais dos últimos 25 anos.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal, em parceria com a Associação Binaural Nodar, lançou a publicação “Aqui Vimos Nobre Gente”, constituída por um livro que percorre a tradição das janeiras em Vouzela e por um CD duplo com 36 cantos dos 18 grupos do concelho que mantêm viva a tradição das janeiras.

“Esta publicação é o reconhecimento da autarquia a todos quantos, ao longo destes 25 anos, contribuíram e contribuem para a manutenção da imensa riqueza cultural do concelho de Vouzela”, enalteceu Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela durante a iniciativa.

Também Luís Costa, coordenador da Binaural e responsável pela publicação, se mostrou muito satisfeito com o resultado final. “Este trabalho foi, provavelmente, dos momentos mais emocionantes que tivemos em 10 anos de existência da Binaural. Foi incrível a forma disponível, amiga, organizada como todos os grupos, sem exceção, nos receberam e partilharam as suas memórias”, sublinhou.

Seguiram-se os cânticos dos 18 grupos participantes no encontro, abrindo com o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra, seguindo-se o Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Levides”, o Grupo de Recordações de Campia, o Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues, o Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão, o Grupo de Cantares da Associação de Paredes Velhas, o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra, o Grupo de Cantares da Associação, Social Cultural e Desportiva, de S. Miguel do Mato, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Vilar,  o Grupo de Cantares de Janeiras de Ventosa,  o Grupo de Cantares da N.ª Sra. Dos Milagres, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “As Capuchinhas de S. Silvestre”, o Grupo de Cantares do Crasto de Campia, o Grupo de Cantares de Janeiras da Casa do Povo de Alcofra, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte e terminando com o Grupo de Cantares de Fataunços.

A todos os elementos dos grupos, num total de cerca de 300, o Município de Vouzela ofereceu um exemplar da publicação “Aqui Vimos Nobre Gente”.

A obra irá estar disponível para aquisição no Posto de Turismo de Vouzela e na Galeria Leituras (In)Esperadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.