Município de S. Pedro Sul adquire Castro do Banho, em Ferreiros

Autarquia prepara candidatura para requalificar os castros do concelho

Recentemente, a Autarquia de S. Pedro do Sul adquiriu o “Castro do Banho”, localizado no Lugar de Ferreiro, na margem direita do rio Vouga, muito próximo das Termas. O Município está empenhado em recuperar o material histórico do concelho e para isso prepara uma candidatura para requalificação dos castros do concelho.

2509743

Como anunciou Vítor Figueiredo na última reunião de câmara, no passado dia 23 de junho, em Valadares, o Município adquiriu o “Castro do Banho” até então, nas mãos de privados. Um investimento na ordem dos 17 500 euros que quer ser uma mais-valia turística. “Estamos a falar de um património arqueológico de grande valor que passa assim a ser de utilidade pública e que todos vão poder visitar. Tendo em conta que é muito perto das Termas será também um espaço que facilmente poderá ser visitado pelos nossos aquistas”, defende.

Agora será efetuada a medição correta para averiguar as extremas do Castro, para saber se o terreno adquirido que ronda o hectare abrange todo o património. Caso contrário, a Câmara já fez saber que está disponível para a aquisição de outros terrenos. O Castro encontra-se em zona de mato, como explica o Presidente da Câmara, “está completamente absorvido por mato e silvas” pelo que se irá proceder a uma limpeza da zona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *