Missão Científica do Projeto Underground no Dólmen de Antelas

Os Dólmens de Antelas (Oliveira de Frades) e o do Carapito (Aguiar da Beira), a par do Mosteiro Ayia Napa (Chipre), das Catacumbas de Camerano (Itália) e das Pedreiras de Paros (Grécia), foram selecionados para Case Studies para o biénio 2020-21; no âmbito do Projeto Europeu “Underground Built Heritage as catalyser for Community Valorisation”, que envolve parceiros/participantes de 26 países.

Este projeto tem por objetivo contribuir para a preservação, valorização e divulgação da herança construída subterrânea e a sua ligação com as comunidades em que se inserem. Entre os dias 16 e 20 de novembro, Oliveira de Frades e o Dólmen de Antelas receberam dois investigadores da primeira Missão Científica de Curta Duração do Projeto; que tiveram como Instituição de Acolhimento a Universidade de Aveiro.

O trabalho do investigador Chao Wang da Universidade de Cork (Irlanda), consistiu na monitorização não invasiva para detetar e avaliar a inclinação e o desenvolvimento de rachaduras de vários esteios; bem como a monitorização ambiental no interior do monumento (CO2, humidade relativa e temperatura). Os resultados mostraram que a presença de visitantes causou um aumento significativo de CO2, temperatura e humidade, indicando que algumas restrições ao número de pessoas permitidas dentro da câmara do Dólmen devem ser consideradas para a abertura do monumento ao público.

Já a investigadora María del Carmen Solano da Universidade de Múrcia (Espanha), teve como trabalho de campo o mapeamento dos processos de reabilitação do património e estratégias de valorização realizadas associadas ao Dólmen de Antelas; e sua interação com decisores políticos, técnicos, organizações locais e a comunidade local de Antelas.

Ainda no âmbito deste Projeto, o Município participou num Webinar realizado no dia 26 de novembro, onde apresentou a intervenção efetuada no monumento e os projetos a desenvolver no âmbito do megalitismo concelhio.

Também foi produzido um vídeo promocional dos dois monumentos megalíticos (Antelas e Carapito), divulgado nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *