Mercado Medieval fez de Cambra paragem obrigatória

Tradição é longa na freguesia

Cambra foi uma aldeia medieval no passado fim-de-semana, dias 6 e 7 de junho. Uma iniciativa já com tradição na freguesia que voltou a promover a cultura, a divulgar os produtos autóctones e a atrair largas centenas de pessoas. A organização foi da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia e a Câmara Municipal de Vouzela que garante que o Mercado Medieval continua a ser uma aposta forte para o futuro.

DSC02687

Por estes dias, Cambra foi paragem obrigatória. A freguesia voltou a transformar-se numa verdadeira aldeia medieval e foram muitos os que a quiseram visitar. Com o pano de fundo marcante, junto à Torre Medieval de Cambra, ninguém diria que estávamos em 2015. Vestidos a rigor, foram recriados tradições, ofícios e costumes medievais.

Nuno Dias, vice-presidente Associação Cultural e Recreativa de Cambra, em declarações à Gazeta da Beira, fez um balanço muito positivo. “Dois dias fantásticos. Muitas pessoas, muita adesão. As pessoas gostaram dos espetáculos e das ofertas que tivemos aqui no recinto”.

Promoção dos produtos locais e artesanato

O Mercado Medieval é também uma maneira de promover o que melhor se cria em Cambra. Presentes estiveram cerca de 30 tascas que promoveram o artesanato e os produtos locais. Quem queria comprar, bastava, para isso, cambiar os euros por coroas.

Muitas centenas vestidas a rigor

Um dos momentos altos foi o Cortejo Medieval, na tarde de sábado, que contou com a participação de mais de meio milhar de pessoas. Para além da forte participação do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, destaque, ainda, para a participação das associações de Cambra. “Conseguimos mobilizar algumas coletividades da freguesia para alinhar connosco e estão todos aqui a participar”, relata o dirigente.

Para o futuro, o Mercado Medieval continua a ser aposta forte. “Temos aqui um espaço fantástico, esta iniciativa é sem dúvida uma mais-valia para a freguesia e para o concelho de Vouzela e vamos continuar a apostar.” Para já a organização ainda não decidiu se o Mercado irá voltar para o ano, ou se voltará a ser bianual.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *