Martifer executa mega projeto de energia solar para a América Latina

A partir de Oliveira de Frades

 

Site_OlivFrades_martiferA Martifer Solar tem em execução um projeto chave-na-mão no México, com uma capacidade de 38 MW, “o maior da América Latina”, informa Gustavo Fernandes, diretor de operações da Martifer Solar. A empresa sediada em Oliveira de Frades já está presente no mercado mexicano desde 2011, mas este é o maior projeto de sempre naquele país latino-americano.

Responsável pela engenharia, fornecimento e construção do parque, a Martifer Solar ficará também encarregue dos futuros serviços de operação e manutenção.

O parque, em construção para a Gauss Energía, situa-se na região de La Paz, Baja Califórnia, numa área de 100 hectares. Trata-se do primeiro projeto de grande escala a ser construído no México entre uma empresa privada e a Comissão Federal de Electricidade, a empresa elétrica nacional, estando desta forma assegurada a venda da energia produzida pelo parque, durante 20 anos.

O projeto será financiado pelo banco mexicano Nafin, pelo Banco Mundial e pela Corporación Aura Solar.

“Este parque posiciona-nos com um “player” incontornável no panorama fotovoltaico mexicano. A fiabilidade e expertise global da Martifer Solar, combinada com a nossa capacidade de adaptação a este mercado, foram ativos determinantes no processo de decisão da Gauss Energía, quando nos elegeu para a construção de um projeto desta envergadura. Tudo como planeado, contamos entregá-lo ao cliente ao longo do 3º trimestre deste ano”, destaca Álvaro del Río García, Country Manager da Martifer Solar no México.

 

Martifer Solar opera a nível global

A Martifer Solar é uma empresa que opera no mercado global, verticalmente integrada e com um papel de liderança no mercado fotovoltaico. Fundada em 2006, a empresa sediada em Oliveira de Frades emprega cerca de 400 trabalhadores.

A empresa tem nos mercados internacionais grande parte do foco de ação, estando presente em cerca de 25 países, em quatro continentes. O responsável diz acreditar que a América Latina e a Ásia “são os mercados onde a Martifer Solar prevê que possa haver um crescimento da procura de energia solar nos próximos anos, daí que se esteja a posicionar nestas geografias”.

“A capacidade da empresa no sector é comprovada pelo seu percurso histórico internacional de 400 MW instalados em 475 sistemas fotovoltaicos”, frisa Gustavo Fernandes que revela que 2013 “está a mostrar algum crescimento da atividade principalmente fora da Europa”.

Aquele responsável da Martifer Solar salienta que, “com as recentes medidas impostas pela Comissão Europeia no que diz respeito às investigações sobre os equipamentos fabricados na China, que levaram ao aumento de preços, no sector prevê-se que a queda de investimento na Europa continue”, e acredita que, “com todas estas alterações decididas a um nível estritamente político levam a que o futuro do sector passe obrigatoriamente por novas geografias”.

A empresa abrange todas as fases do negócio, com soluções completas para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos em qualquer parte do planeta, EPC, através de um modelo soluções completas 360º, serviço especializado de operação e manutenção e distribuição, através da marca MPrime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.