Mário Jorge Correia diretor do AGEVC

Alunos do AGEVC obtêm classificações de excelência no concurso nacional de Matemática Pangea

O Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia participou, pela 2.ª vez, no concurso Pangea. Este concurso destina-se a alunos do 3.º ao 10.º ano de escolaridade e consiste na realização de uma prova de Matemática com incidência nos/nas conteúdos/aprendizagens de cada ano de escolaridade. Na 1.ª fase, a prova realizada online constava de 20 questões de escolha múltipla de dificuldade crescente com a duração de uma hora. Na 2.ª fase, a prova final teve 15 questões, nos mesmos moldes.

Participaram na 1.ª fase deste concurso 70 alunos das Escolas de Vouzela e Campia, assim distribuídos: 12 alunos do 1.º ciclo, 17 do 2.º, 36 do 3.º ciclo e 5 do ensino secundário.

Para a 2.ª fase, Final Nacional Norte, foram selecionados os melhores 100 desempenhos por ano de escolaridade, das regiões norte e centro do nosso país, e o nosso Agrupamento conseguiu 20 alunos apurados, a saber: Bruna Silva, Gabriel Ribeiro e Dinis Pereira (todos da turma B2), Márcio Simões (da turma C), Gonçalo Teixeira (da turma A3), Maria João Rodrigues (do 5.º AC), Nuno Aidos e Rafael Fernandes (do 7.º A), Leonor Serra (do 7.º B), Joana Albuquerque (do 8.º A), Carla Simões (do 8.º BC), João Matos (do 8.º C), Carolina Ferreira, Filipa Pereira e Diogo Ventura (todos do 9.º B) e Joana Duarte, Liliana Lima, Márcia Monteiro, Marta Costa e Raquel Rodrigues (todas do 10.º A).

Estes alunos deslocaram-se no pretérito dia 29 de abril ao ISEP, no Porto, para realizarem as respetivas provas, na presença dos elementos da Organização. Todas as provas (das 1.ª e 2.ª fases) foram corrigidas e classificadas pela Organização.

Em meados do mês de maio chegaram as “boas novas”, 2 dos alunos finalistas ficaram classificados no top 10 do respetivo ano de escolaridade. Assim, no passado dia 20 de maio, numa cerimónia pública, na presença dos pais e do professor responsável pela atividade, os alunos Dinis Pereira e João Matos, deslocaram-se ao Porto para serem premiados pelo seu excelente desempenho. Os resultados foram fantásticos, a saber: o aluno Dinis Pereira foi o 2.º classificado a nível nacional norte, tendo sido premiado com uma medalha e o jogo didático “Geometric World”; e o João Matos foi o grande vencedor (a nível nacional norte) do 8.º ano, tendo sido premiado com uma medalha e um cheque de 75 euros.

Felicitam-se estes alunos pela excelência do seu desempenho e todos os restantes alunos participantes do nosso Agrupamento pela qualidade da sua participação nesta competição nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *