Mário Almeida

UMA REUNIÃO POLÉMICA

Numa das últimas reuniões da Câmara Municipal de São pedro do Sul rebentou a polémica com uma afirmação do ex-candidato do PSD, ex-vereador e ex-vice presidente do anterior executivo.
A afirmação em causa foi de que a câmara anterior não soube aproveitar os fundos europeus disponíveis, em oposição ao atual executivo que estaria a fazer um excelente trabalho.
Confesso que não ouvi as tais declarações polémicas nem me apeteceu ir à procura delas!…
Não sei se as palavras terão sido exatamente aquelas que me chegaram ao ouvido, no entanto, prefiro ficar na memória com a conferência de imprensa dada pelo PSD, onde estava, além do presidente da concelhia, o vereador e ex-candidato à câmara, e a atual líder da bancada.
Nessa conferência de imprensa o que ficou dito pelos três, foi justamente o contrário das alegadas declarações do ex-vice presidente da câmara.
E agora perguntará o leitor, “bom, mas em quê ficamos?”
Da minha parte prefiro ficar com a conferência de imprensa. Porque faz mais sentido, porque é mais sensata e porque é mais verdadeira.
Até porque ninguém acredita que este executivo está a fazer um bom trabalho em matéria de fundos europeus, uma vez que ainda não foi apresentada nenhuma obra nesse âmbito e a mensagem passada pela câmara é de que não existem fundos disponíveis.
Não bate a bota com a perdigota!
Se assim é, o executivo nem sequer tem condições para concorrer aos fundos europeus, dado que uma boa parte terá de ser suportada sempre pela câmara.
Além do mais, vamos já no 2º Orçamento da Câmara Municipal, ou seja, a meio do mandato, e as obras não aparecem!
Ou então isto tudo é um enorme equívoco!
As referidas declarações também não fazem sentido uma vez que São Pedro do Sul, executou no âmbito do anterior Quadro Comunitário mais de 10 Milhões de Euros em obras no concelho, enquanto o restante distrito estava parado por motivo da crise! Além disso utilizou, também, verbas rejeitadas por outros municípios por incapacidade financeira.
O que poder-se-ia questionar não é a quantidade e sim a qualidade do investimento. Aqui sim, são feitas opções que podem diferenciar as várias forças políticas.
Mas dizer que São Pedro do Sul não utilizou fundos europeus é um absurdo, tanto mais que chegou a ser referência em termos distritais e até nacionais na utilização desses fundos.
Agora, o que se vê em matéria de fundos europeus neste executivo liderado pelo Partido Socialista é quase nada!
O atual mandato já vai a meio com a apresentação do 2º orçamento. Portanto, ou anda da perna, ou corre o risco de ficar na história como aquele que menos fundos europeus conseguiu executar.
Como dizia o meu primo Abílio:
“O nosso passado persegue-nos sempre, quer no presente porque temos de conviver com ele, quer no futuro com o qual seremos confrontados. Para o bem ou para o mal a fatura há-de aparecer, mais dia, menos dia!”
Fiquem bem!Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *