Mandela: um Sonho em Tons de Arco-Íris….

Francisco Queirós

Ed644-FranciscoQueiros_NelsonMandela

Mandela partiu: até Sempre e Muito Obrigado Madiba pela lição de Vida que nos deixas-te!

E Mandela partiu: até Sempre e Muito Obrigado Madiba pela lição de Vida que nos deixas-te! Foste um verdadeiro Cristão: soubeste perceber a mensagem de Cristo melhor que qualquer outro ser humano e colocaste-a em Prática!

1) Como Cristo soubeste perdoar aos que te prenderam, ofenderam e maltrataram; e quando livre dos Grilhões da Opressão de um Regime assente num Vergonhoso Racismo e na Exploração do teu Povo estendeste-lhe a mão, não quiseste vingança nem ajuste de contas; aos teus Carcereiros ofereceste paz, perdão e um lugar Junto de Ti como Jesus fez com o bom Ladrão!

2) Seguis-te a Cristo e por isso não Compraste a tua Liberdade como o Sofrimento do teu Povo! Nunca Renunciaste ao sofrimento em prol do teu Povo; estavas disposto a dar a vida por Ele… Não sei se foste/és um Santo, mas como dizias “sou um Pecador que tenta sempre”. E isso basta para expressar a tua Imensa Grandeza concentrada na Humildade com que te observavas a ti mesmo

3) Para ti não havia Brancos, Negros, Mestiços, Indianos ou outros: Havia Seres Humanos que urge tratar a todos por igual! Não há cor da pela, credo ou ideologia política que separe os Irmãos membros da mesma e Única Raça: a Raça Humana! Muitos do teu Povo não te perceberam: queriam vingança e “Rios Sangue do Inimigo Branco a regar os Campos da África do Sul”… não percebiam que a melhor resposta ao Ódio, Discriminação e Humilhações é o Perdão que Nasce do amor de Deus. Cristo também foi severamente censurado por conviver com Agiotas, Ladrões e Prostituta, pois… mas foi para esses que ele veio e não para os Justos que não carecem de arrependimento!

4) O teu maior aliado foi precisamente um Branco de nome Frederick de Clerck: neto de antigo Primeiro-Ministro, filho de Ministro do Apartheid, Presidente da Republica que suportava o regime de segregação racial que combateste, cercado pelos radicais Afrikanders; soube perceber que o Teu Sonho, de um estado Democrático Multirracial, era também o seu Sonho, que o Escandaloso Apartheid tinha chegado ao seu fim e juntou-se a ti para mudarem de vez a África do Sul e o Mundo. Foi Grande e Notável junto de ti e por isso partilharam um Nobel da Paz que, ao Juntar um Negro e um Branco, foi um dos maiores Símbolos de que Humanidade há Só Uma e todos Somos Irmãos e por isso obrigados a viver a Fraternidade que nos Une

5) Sempre que aparecias tinhas um imenso e genuíno Sorriso para oferecer a Todos. Tal como o teu Legado de Nunca desaparecerá das nossas memórias!

6) Um Filósofo Grego, Diógenes de Laércio, costumava andar em pleno dia com um Lanterna acesa… dizia que procurava um Ser Humano verdadeiramente digno desse nome… pena que nunca se tenha cruzado contigo!

7) A tua vida e o teu exemplo deviam ser transformados numa Cátedra Obrigatório em Qualquer Curso de Teologia ou Filosofia; ou pelo menos uma Disciplina de Ética e Valores!

8) Partiste com 95 anos: para quem por tanto é notável! Acredito que Sentido por a tua Pátria continuar dividida por ódios raciais sem sentido e sendo dotada de imensas riquezas, continue a ser sobretudo a Terra dos poucos Muito Ricos e de uma imensidão de Pobres sem haveres alguns… Triste e Indigna Humanidade que não soube ainda aproveitar a dádiva de Deus que foste para se regenerar e entregar à Paz, Igualdade e Fraternidade que nos ensinaste a Professar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.