Maior Bolo Podre de Castro Daire chega aos quinhentos quilos

Doce típico do concelho foi provado por milhares

Cerca de 100 metros de comprimento, 500 kg e muito sabor. Castro Daire produziu o maior Bolo Podre do concelho. A iniciativa ocorreu no passado dia 29 de março, nas Termas do Carvalhal. Milhares de pessoas quiseram provar.

finalO Bolo Podre é um dos baluartes da gastronomia castrense e, como tal, no passado dia 29 de março, foi a atração principal. Os castrenses puseram mãos à obra e o resultado foi a criação do maior de todos os que já se viram no concelho. Os números impressionam: 100 metros de comprimentos, um peso que ronda a meia tonelada.

Quem veio pôde provar gratuitamente. Segundo dados da organização, milhares de pessoas estiveram nesta iniciativa e não deixaram de prova este doce tradicional.

Esta é uma iniciativa da Confraria do Bolo Podre, a Pastelaria Sortido Fino e o Município de Castro Daire que fazem um balanço muito positivo do evento. “Esta iniciativa permitiu a divulgação e promoção de uma das maiores iguarias gastronómicas do Concelho, o Bolo Podre (…) foram milhares aqueles que se associaram a esta iniciativa, proporcionando uma jornada de promoção do Concelho e de afirmação das potencialidades da gastronomia castrense”.

Em paralelo, espaço, ainda, para saber mais sobre o Bolo Podre. Como explica a organização esta iniciativa serviu também para “explicar aos visitantes e aos mais jovens não só o significado deste Bolo para as gentes do Concelho, mas também a forma como é preparado e confecionado”. Os participantes tiveram, assim, a oportunidade de participar em inúmeros workshops.

 Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.