“Leituras (in) esperadas” é novo espaço de cultura em Vouzela

Inauguração foi no passado sábado

“Leituras (in) esperadas” já abriu as portas, depois da inauguração, no passado sábado, dia 31 de outubro. Este é um novo espaço dedicado aos livros e à leitura, mas também um programa cultural abrangente com intervenção em vários pontos do concelho. Disponíveis estão cerca de 3 mil livros.

12193696_917361278341553_2026040600182441640_n

O projeto resulta de uma parceria entre o Município de Vouzela e a “Ler de Devagar” e vai funcionar no rés-do-chão da Biblioteca Municipal de Vouzela. Nos dias úteis, com a exceção de quinta-feira, em que o espaço está encerrado, o espaço funciona das 14h00 às 18h00. No sábado, o horário é mais alargado: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Já no domingo está aberto das 14h00 às 18h00.

Rui Ladeira considerou que este é um “grande momento para Vouzela”. O autarca espera que este novo espaço consiga ser uma mais-valia quer “a nível cultural quer a nível económico”. E voltou a frisar o objetivo do Município na “promoção turística do concelho através de vários produtos diferenciadores. Rui Ladeira destacou que este o “Leituras (in)esperadas” são um espaço “em permanente dinâmica que trará “momentos culturais de valia” e que abra, também,  as portas “aos escritores filhos da terra.”

Já José Pinho da “Ler de Devagar” salientou a ligação da livraria com Lafões. E revelou o desejo de alargar o projeto, abrindo para isso outros espaços no concelho. “Se nós podermos e tivermos tempo vamos “canibalizar” outros espaços”, referiu.

Literatura, arte, política, turismo, ciências sociais e humanas… no total são cerca de 3 mil livros de tema diversos. Para além disso, a galeria será um espaço cultural, que vai acolher e dinamizar eventos relacionados com o livro e a leitura, mas também com outros temas de relevância educacional, cultural e turística. Nesse sentido vai ter uma programação mensal abrangente, com colóquios, palestras, workshops, tertúlias, apresentações de livros, sessões temáticas e exposições, entre outras atividades. A programação mensal será desenvolvida pelo Município em conjunto com a Ler Devagar e não se vai limitar ao espaço da galeria. As atividades culturais serão também dinamizadas em diferentes pontos do concelho, em articulação com as associações e gentes locais e inseridas em espaços (in)esperados e contextos improváveis.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *