Lar de Idosos Abre as Portas em Clima de Festa

O Lar de Idosos de Ribeiradio abriu as portas à população pela primeira vez. A cerimónia, ocorrida no passado dia 17 de Setembro, contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas. O protocolo foi cumprido, contudo, a inauguração oficial foi adiada.

SITE_Lar-OF-Festa-imagem-4Um dia de festa marcado pela satisfação partilhada pela Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Frades, as entidades locais e a população em geral que visitaram o Lar de Idosos pela primeira vez. Serafim de Oliveira Soares, provedor da Misericórdia, assumiu o papel de anfitrião e fez uma visita guiada à nova infra-estrutura que prima pela modernidade e pela sofisticação.

Mota Soares, por motivos de doença, não pode comparecer ao evento, como era previsto, e a inauguração oficial do Lar foi, por isso, adiada. Como adianta o provedor: “O Sr. Ministro cancelou a presença às 7h30 da manhã, estava com febre, mas prometeu vir em breve inaugurar pessoalmente o edifício”. Deste modo, simbolicamente, a placa de inauguração continua por descerrar. O imprevisto não impediu que o programa fosse cumprido na íntegra. Ao som alegre de vários grupos do concelho que abrilhantaram a cerimónia, todos os presentes puderam visitar o Lar que foi benzido pelo pároco José Júlio, ao que se seguiu um almoço de confraternização.

Leonel Carvalho, Director do Centro Social de Viseu veio em representação do ministro. No seu discurso não deixou de valorizar a obra, a qual considerou de muita valia para os idosos que, como refere, “estão, muitas vezes, isolados e encontram no Lar uma nova família que lhe dá o carinho e o cuidado que precisam”.

O Presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, em conversa com o “Gazeta da Beira”, referiu que “o apoio aos idosos sempre foi uma das grandes prioridades da autarquia”. O município oliveirense, ao longo deste processo, sempre se mostrou disponível, operando várias obras que permitiram auxiliar o Lar de idosos. Como esclarece o autarca: “mais do que o apoio financeiro, muitas vezes actuamos através do apoio logístico, fazendo o papel de intermediários entre a misericórdia e as diversas entidades”. Já a Presidente de Junta, Arlete Ribeiro, salienta a importância da obra para a freguesia de Ribeiradio, em especial para a população idosa que terá à sua disposição “um lugar acolhedor que dará a maior dignidade aos seus utentes”. Agora, que o projecto está concluído e pode iniciar o seu funcionamento a qualquer momento, os autarcas mostraram a máxima disponibilidade para apoiar o novo Lar de Idosos.

Relembra-se que a construção do Lar de Idosos e requalificação do Centro de Dia, já existente, teve um custo aproximado de cerca de 1 milhão de euros e tem disponibilidade para acolher 20 utentes. Esta é já a segunda infra-estrutura inaugurada na freguesia este mês. No passado dia 6 de Setembro, Luís Vasconcelos e Arlete Ribeiro presidiram à inauguração do Pavilhão Multiusos de Ribeiradio. Um investimento que ultrapassou os quinhentos mil euros e que, para além de apoiar as iniciativas desportivas e culturais de Ribeiradio, propõe-se, ainda, a auxiliar eficazmente o novo Lar de Idosos.

Patrícia Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.