Lafões.cult.lab acolhe investigadora da Universidade de Cardiff no âmbito de projeto europeu

• Luís Costa (Binaural/NODAR)

Entre 13 de Fevereiro passado e o dia 14 de Abril 2017, a Binaural/Nodar, em colaboração com o Município de Vouzela, acolhe no seu espaço de laboratório criativo e de pesquisa social, o Lafões.Cult.Lab, a investigadora Cátia Rebelo da Universidade de Cardiff, no âmbito do projeto Europeu SUSPLACE (http://www.sustainableplaceshaping.net/), do qual a Binaural/Nodar é entidade associada.
Cátia Rebelo é uma jovem investigadora da Universidade de Cardiff no País de Gales, Reino Unido formada em Gestão e Sustentabilidade do Turismo e que tem colaborado em projetos nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento, que resultaram em mais-valias práticas para os territórios bem como na publicação de dois livros e artigos científicos, publicados em revistas internacionais, dos quais é coautora.
Atualmente, está a desenvolver um estudo denominado Place Ambassadors (tradução livre, Embaixadores do Lugar) inserido no projeto SUSPLACE, o qual é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte 2020, do qual a associação Binaural/Nodar é parceira. Muito resumidamente o estudo procura contribuir para aumentar o conhecimento académico nas áreas de sustentabilidade e turismo bem como nas áreas de branding e promoção do território.


Com base na premissa que o turismo para ser considerado sustentável, competitivo e diferenciado necessita de colocar maior ênfase nos valores e significados das comunidades locais e seus territórios o presente estudo propõem-se a examinar e compreender a função dos embaixadores do lugar como cocriadores da identidade do lugar por meio de iniciativas de branding.


Neste sentido, uma metodologia participativa e inovadora, desenvolvida com o apoio da associação Binaural/Nodar, será aplicada tanto no Parque Nacional de Brecon Beacons, no País de Gales, onde já existe uma rede formal de embaixadores do lugar, como numa ou em várias aldeias do município de Vouzela a serem escolhidas oportunamente. O contexto geográfico foi escolhido, precisamente por ser aquele onde a Associação Binaural/Nodar desenvolve as suas atividades e servirá de caso incubador para o início de uma rede informal de embaixadores do lugar, atividade ainda muito pouco explorada em Portugal.

Objetivo do projeto Europeu SUSPLACE
O objetivo geral do projeto é o de incitar uma pequena rede de embaixadores do lugar com recurso a uma estratégia metodológica que visa promover um maior envolvimento das comunidades locais no processo de decisão sobre identidade do lugar, através de atividades audiovisuais colaborativas e, assim, somar aos resultados académicos um impacto tangível no território.
A estadia da investigadora Cátia Rebelo no Lafões.Cult.Lab conta também com a parceria do Município de Vouzela, tanto em termos logísticos como em termos de articulação com entidades e pessoas do território concelhio.
A Binaural/Nodar é uma entidade cofinanciada pela Direção Geral das Artes, através de apoio tripartido, incluindo os Municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Fotos da primeira semana de residência da investigadora Cátia Rebelo (workshops de som e imagem ministrados por Luís Costa e Manuela Barile) e de aldeias do Município de Vouzela onde a mesma investigadora irá trabalhar podem ser descarregadas em:
https://www.dropbox.com/sh/9qtksissz8u58pa/AABDmmPIfzkLkYE68Km9ipuxa?dl=0

 

Binaural – Associação Cultural de Nodar
Sede Social: Caixa Postal Nº 119 – Nodar
3660-324 S. Martinho das Moitas
Escritório: Lafões.Cult.Lab.,Rua do Seixo Nº 5, 3670-280 Vouzela
Tel: 232 723 160
Email: info@binauralmedia.org
Web: www.binauralmedia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.