Jovouga mobiliza Cedrim

Casa cheia no aniversário da associação

A sede da Jovouga foi pequena para os muitos que quiseram brindar ao aniversário da associação, no passado dia 31 de janeiro. Segundo dados da coletividade, estiveram presentes mais de duas centenas de pessoas. Mais uma noite que fica para a história, destes já 26 anos de existência. Esta foi também a oportunidade para a direção revelar alguns dos projetos para 2015, que a Gazeta da Beira dá agora a conhecer.

DSC00254

 

A Jovouga tinha prometido celebrar os 26 anos com a comunidade e assim o fez. O repto lançado pela associação conseguiu mobilizar a freguesia. Depois do convívio, deu-se a sessão solene que começou por registar os melhores momentos de 2014. Foi, contudo, no futuro que Paulo Cruz centrou a sua intervenção. O presidente da direção disse que “2015 vai ser um ano cheio de projetos para a Jovouga”. Como referiu, “para além de algumas atividades que, como é já tradição, vamos continuar a promover, gostaria de frisar novos projetos que estamos a desenvolver. Esta semana recebemos a notícia que somos finalistas do Concurso EDP Barragens Solidárias, um projeto social que temos com outras entidades e que, caso seja aprovado, poderá trazer mais condições para a nossa sede; além disso, pela primeira vez, vamos avançar com um Festival Jovem, uma iniciativa que visa promover as potencialidades da freguesia.”

Outro grande projeto da Jovouga foi revelado pela voz de António Coutinho. Um concurso literário que a associação está a promover em parceria com o Município. “Uma iniciativa inédita no concelho”, defende o Presidente da Câmara.

 

Teatro é aposta central

O Grupo de Teatro da Jovouga continua a ser uma das prioridades da Associação. “Já confirmamos a presença num Festival organizado pelo Teatro Experimental de Arouca, que vai ocorrer em junho; entre maio e junho devemos apresentar uma nova peça no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e estamos, ainda, a estudar um conjunto de parcerias com outras entidades”, acrescenta o dirigente.

 

“Bem-Vindos a Cedrim”, despoletou gargalhadas

Um dos momentos mais aguardados da noite foi a estreia da peça “Bem-Vindos a Cedrim”, uma peça original escrita pela direção da Jovouga. A ação passa-se em Cedrim e são muitas as referências à freguesia. Os cedrinenses da ficção vivem momentos hilariantes que despoletaram inúmeras gargalhas a quem assistia. Em plena campanha eleitoral as peripécias sucedem-se. O trama culmina com a construção de um S. João Baptista gigante, mas tudo dá para o torto. Uma comédia do primeiro ao último minuto que interagiu diretamente com o público e surpreendeu até à última cena.

Comédia à parte “Bem-Vindos a Cedrim” quis, também passar uma mensagem importante. “Com esta peça queríamos dizer às pessoas para lutarem sempre por aquilo que querem, e não se iludirem com uma aparente felicidade, tal como diz a música interpretada pelos Humanos, a qual fazia parte da peça: “Muda de vida se tu não vives satisfeito…”, explica Paulo Cruz.

 

António Coutinho, Presidente da Câmara

“É com satisfação que verifico que a sede da Jovouga tem hoje casa cheia, é sinal que a associação consegue mobilizar a freguesia. O trabalho que a Jovouga tem realizado é muito importante, uma vez que contribui para o desenvolvimento local, não só da freguesia, mas de todo o concelho de Sever do Vouga”

José Sousa, Presidente da Junta

“Queria dar os parabéns a esta direção da Jovouga pelo trabalho que tem realizado; acredito que esta associação é das mais jovens do concelho. Verifico que a Jovouga tem previsto uma série de iniciativas, para as quais podem contar com o apoio da Junta de Freguesia”.

 

 Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *