Intervenientes fazem um balanço positivo

Descobrir SÃO PEDRO DO SUL 2018 torna-se uma referência da fotografia

• 1.º Lugar: Aníbal Serafim dos Santos (Vila Nova de Gaia) – Categoria B – Património

 

• Texto de Miguel Regada

Decorreu entre os dias 28 de abril e 1 de maio mais uma edição do evento que tinha como objetivo principal fotografar São Pedro do Sul. Este ano contou com fotógrafos sobretudo dos distritos de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Viseu, nascidos entre o ano de 1949 e 2005.

As espectativas de todos os intervenientes eram bastante elevadas conforme ficou demonstrado na sessão de boas-vindas que teve lugar no meio da manhã do primeiro dia do evento (28 de abril) no Balneário Rainha D. Amélia. O tema deste ano foi novamente o “Turismo” e abarcava duas categorias “Natureza” e “Património” em que cada fotógrafo poderia submeter a concurso, no máximo, 3 fotografias.

Esta iniciativa contou com a organização e colaboração de um grupo de cidadãos do concelho que se juntaram para promover do que melhor se pode fazer e pode oferecer em São Pedro do Sul. A constituição da equipa foi a mesma do ano transato, a saber, Miguel Regada, João Paulo Almeida, Rodrigo Carvalho e Sónia Carvalho. Uma equipa com idades compreendidas entre os 19 e os 38 anos.

Para a realização desta iniciativa foram estabelecidas parcerias que acrescentaram valor às múltiplas partes envolvidas. A Termalistur, E.M., S.A. foi a entidade promotora e a iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

Houve turistas fotógrafos que fizeram a sua própria descoberta do concelho de São Pedro do Sul. Houve outros, a maioria, que fizeram um roteiro pelo concelho apoiados por dois programas, um base de acesso público e outro modular, “As 14 freguesias” onde teve a contribuição com a sugestão de locais a fotografar nas 14 freguesias do concelho pelas respetivas Juntas de Freguesias. É certo que não conseguimos cobrir todos os pontos de interesse mas está lançado o mote para voltar a repetir em breve.

Nesta ingressão, todos os intervenientes, apanharam condições climatéricas extremas e limites, como sol e algum calor, vento, frio, muita chuva e neve e muito granizo.

Deste evento várias lições se poderiam retirar… mas há uma que sobressai: coopetição, ou seja, uma conjugação de cooperação e competição. Exatamente aquilo em que assenta o evento desde que este teve início (ano de 2017).

Com um programa de trabalho e social bastante intenso, todos os fotógrafos conseguiram cumprir o Regulamento do Concurso de Fotografia 2018 e puderam presentear e dificultar os trabalhos do Júri que tiveram muita dificuldade na escolha dos premiados. A composição do Júri deste ano contou com personalidades do mundo da cultura e da fotografia, com projeção nacional e até mesmo internacional. A organização faz um agradecimento público muito especial a Teresa Sobrinho, Mestre Homem Cardoso, John Gallo, Simão Almeida, José Basto, Paulo Paiva e Professor Doutor José Reis.

Os premiados da categoria A – Natureza, foram:

1.º Lugar: Aníbal Serafim dos Santos (Vila Nova de Gaia)

 

2.º Lugar: Paula Correia Silva (Oliveira de Azeméis)

 

3.º Lugar: Paula Correia Silva (Oliveira de Azeméis)

 

O Júri decidiu atribuir excecionalmente uma menção honrosa à fotografia pertencente a Leonor Ferreira (Coimbra).

• Menção honrosa Leonor Ferreira (Coimbra) – Categoria A – Natureza

 

Quanto aos premiados da categoria B – Património, foram:

1.º Lugar: Aníbal Serafim dos Santos (Vila Nova de Gaia)

 

2.º Lugar: Fátima Videira (Coimbra)

 

3.º Lugar: José Duarte Silva (Oliveira de Azeméis)

 

Para cada categoria os prémios foram:

1.º Lugar: Programa de Bem-Estar na Termalistur, E.M., S.A. [A1 e B1]

2.º Lugar: Curso de Fotografia (I, II e III) [A2 e B2]

3.º Lugar e Menção Honrosa: Voucher em Bens e/ou Serviços na Página Doze, Lda [A3, A4 e B3]

Salienta-se que a participante Paula Correia Silva, residente em Oliveira de Azeméis, premiada com o 2.º lugar na categoria “Natureza” tem todo o prazer de oferecer o seu prémio, Curso de Fotografia (Nível I, II e III), a um(a) jovem de São Pedro do Sul que tenha gosto pela fotografia mas que não tenha possibilidades financeiras de o frequentar. Os jovens interessados deverão identificar-se e mostrar o seu interesse e as suas motivações a esta candidatura através do e-mail saopedrosul.3660@gmail.com.

Para mais informações é favor consultar a webpage do Curso de Fotografia: https://descobrirsaopedrosul.wixsite.com/photography

Parabéns aos vencedores e a todos os outros fotógrafos. Ficará na memória de todos os [bons] momentos que tiveram. Uma experiência para repetir…

O almoço de encerramento do evento que incluiu a cerimónia da entrega dos prémios teve o excelente acompanhamento musical do músico e compositor Alberto Rodrigues nas teclas e da Tita (Cristina) na voz.

Um agradecimento muito grande a todas as entidades envolvidas e a todos os parceiros na edição deste ano e do ano transato.

Informa-se que haverá uma exposição pública dos trabalhos dos fotógrafos nos Paços do Concelho, no Edifício Principal da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, durante todo o mês de junho de 2018.

A organização do evento convida desde já os interessados a estarem presentes na apresentação pública do “Descobrir SÃO PEDRO DO SUL” no dia 28 de julho de 2018 pelas 16 horas na FNAC Viseu. Contamos convosco!

 

O balanço da organização é bastante positivo tendo as realizações superado as suas expectativas. Tal poderá ser aferido pelas mensagens dos próprios intervenientes no [livro do] evento.

“Uma aventura, este ano o encontro foi uma aventura! Houve direito a tudo! Frio e calor, chuva e sorrisos, neve/gelo e lindas fotografias. […]”

Fátima Videira

 

“Pela primeira vez, tive a felicidade de participar neste evento fabuloso onde reina a cumplicidade, alegria e boa disposição, tendo como temática a minha grande paixão: FOTOGRAFIA!

Estou a adorar participar e desejo um dia regressar.”

Ana Simões

 

“Parabéns pela continuação desta iniciativa!

Mais um ano recheado de convívio e harmonia em que o mote é a fotografia.

E que a aventura continue!”

Aníbal Seraphim

 

“Um beijo a todos, obrigada.”

Leonor Ferreira

 

“Parabéns aos organizadores […] por esta iniciativa na divulgação do património do Concelho de de S. Pedro do Sul.

Os participantes agradecem […] além de um excelente grupo unidos pelo gosto da fotografia partilhamos a amizade e o prazer do convívio.”

João Pauleta

 

“Foi com grande alegria que participei nesta iniciativa […]

Foi um prazer conviver com os participantes, pessoas simpáticas e bom convívio.

Parabéns aos organizadores pelo seu empenho, continuem que voltarei certamente.”

Lídia Coelho

 

“S. Pedro do Sul!?

O que dizer?

Beleza!

Cor!

Natureza!

Deslumbramento!

Gastronomia!

Para além de tudo isto, o convívio, a amizade, a partilha, o calor humano e o sorriso com que nos recebem e nos brindam.

Obrigada por tudo!

Obrigada por esta excelente oportunidade de mais uma vez me trazer a descobrir as grandes belezas deste cantinho de Portugal, a descobrir as suas gentes, as suas tradições.

Obrigada por tudo.

Obrigada ao grupo que me proporciona novas descobertas, a consolidação de amizades de anos e a oportunidade de novos conhecimentos que certamente irão perdurar por muito tempo.

Feliz e de alma cheia!”

Margarida Ferreira

 

“Muitos Parabéns pela Iniciativa.

Sem dúvida um lugar de grande beleza natural. Obrigada pelo convívio e pela amizade. Beijo para todos, um especial do Rodrigo.”

Luísa Camelo

 

“Um dia em cheio de convívio, alegria e boa disposição.

Pena pelo pouco tempo disponível, espero para o próximo ano voltar a participar no evento.

Felicidades para os organizadores e participantes.”

Leandro Mendes

 

“Conhecer as terras de Lafões em boa companhia e com diferentes olhares.

Um dia bem passado e com grandes momentos de companheirismo.

De “louvar” que este tipo de iniciativas que nos levam a conhecer locais tantas vezes perto de nós que não sabemos da sua existência e da sua beleza. A repetir.”

Tiago Lopes

 

“Espero voltar para o ano com disponibilidade para vos acompanhar.

O concelho é deslumbrante e é uma iniciativa de valor e que nos ensina a descobrir o que o nosso país tem de mais belo.

Felicidades, saúde e sucesso para os organizadores e participantes.”

Manuel Rodrigues

 

“”Descobrir São Pedro do Sul” é sem dúvida uma excelente iniciativa.

Permite um conhecimento pela região que muitas vezes sem este género de atividades não se faz.

O mais gratificante é poder dar a conhecer o que é nosso a pessoas que nunca cá vieram, que estão bastante entusiasmadas para partir à descoberta e nada nos deixa mais felizes do que chegar ao fim e saber que foi um desafio cumprido, que as pessoas ficaram satisfeitas e desejam voltar à nossa região futuramente.

Para além do conhecimento existe um grande espírito de companheirismo, aventura, camaradagem e acima de tudo criam-se amizades!

Por mais projetos assim!”

Sónia Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.