Francisco Queirós

“Governar é Prever”; face á Catástrofe Pandémica conclui-se… António Costa e seu (des)Governo, São INCOMPETENTES!

“Governar é Prever”; face á Catástrofe Pandémica conclui-se…

António Costa e seu (des)Governo, São INCOMPETENTES!

 

Afinal, o habilidoso António Costa não se consegue fazer explicar nem obedecer. Diz, mas não diz. Proíbe, mas não proíbe. E no fim lava as mãos como Pilatos e diz que a responsabilidade é nossa!

A incompetência moralista de António Costa começa a ser insuportável. Incompetente já sabíamos que é, tal como os fogos o demonstraram. Como então Costa tem mostrado que é incapaz de ser um estadista das horas difíceis. É um negociador de salão, só e apenas! Não está à altura do cargo de Chefe de Governo! Há dez meses que lidera um governo incompetente e inerte, sobretudo na segurança social e na saúde.

Qualquer Governante & Governo sensato e competente nunca teria promovido um desconfinamento tão alargado durante os meses de Verão;

Qualquer Governante & Governo sensato e competente nunca se teria mostrado descontraído na Praia a tocar Guitarra! Foi um dos piores sinais que se poderia ter dado à população: uma espécie de “o pior já passou, está tudo a voltar ao normal, relaxem e gozem o Sol e Praia! Uma irresponsabilidade sem nome nem dimensão quantificáveis!

Qualquer Governante & Governo sensato e competente teria seguido as advertências dos Cientistas e em Setembro/Outubro começaria a promover medidas preventivas/restritivas graduais enfrentar a para a 2.ª vaga que já se sabia ser inevitável;

Qualquer Governante & Governo sensato e competente teria promovido a preparação de estruturas de retaguarda (vulgo Hospitais de Campanha) a estarem operacionais em Novembro, pior das hipóteses em Dezembro;

Qualquer Governante & Governo sensato e competente jamais teria facilitado e relaxado medidas sanitárias no Natal e Ano Novo! JAMAIS! As pessoas não são crianças, mas são irresponsáveis como o demonstraram! O aperto das restrições e o aumento substancial da fiscalização durante as Festas de Natal e ano Novo eram tão e só o ditado pelo “Bom Senso” e sem necessidade de ciência política por detrás!

Qualquer Governante & Governo sensato e competente saberia que o cansaço Psicológico acumulado devido ao Confinamento, Restrições de Circulação, uso de Máscara, Desinfeção constante de Objectos, Roupa/Calçado, Corpo, etc. gera reações Psíquicas Automatizadas e Contraproducentes no que concerne a manterem comportamentos Auto e Hétero Preventivos! As pessoas tendem a relaxar como forma de alívio cognitivo e emocional no sentido de mitigar as reações de medo e pânico;

Qualquer Governante & Governo sensato e competente JAMAIS teria afirmado a “pés juntos” que nunca voltaríamos a um Confinamento como na 1.ª Vaga! Não possuía (nem possui) informação suficiente para o dizer, MAIS UMA VEZ DEU A ENTENDER QUE “O PIOR JÁ PASSOU, ESTAMOS A VOLTAR AO NORMAL, RELAXEM QUE VAI FICAR TUDO BEM”!

Qualquer Governante & Governo sensato e competente (e tendo em conta que o actual estado de emergência já data de Novembro 2020) não teria imposto um Confinamento Mínimo a 14 de Janeiro, para o apertar no dia 18 e fechar as Escolas apenas no dia 22 do corrente! E fê-lo porque as medidas de “faz de conta que estamos em confinamento” não tiveram resultado algum no travar de Infeções, Internamentos e Mortes! Só o fecho das escolas reduziu a circulação em via pública por volta de 50%!

Será que Ferro Rodrigues também está a ser uma criança irresponsável ou um antipatriota quando salienta a absurda inação do Governo na questão dos lares de idosos? Será que os médicos de oncologia e cardiologia são crianças sem respeito pela COVID 19, ou antipatriotas quando salientam que o AVC e o Cancro matam muito mais do que a COVID? MAS MATAM DE FACTO! É que em vez de serem assistidos os doentes acabam por morrer nas ambulâncias estacionadas em intermináveis filas junto às Urgências Hospitalares!

Qualquer Governante & Governo sensato e competente teria garantido o tal apoio de retaguarda de que já falamos e onde os doentes não COVID deveriam continuar a ser consultados, a fazer exames, a ser atendidos em emergências e a fazer os tratamentos Oncológicos sem os quais não podem passar!

Qualquer Governante & Governo sensato e competente teria dado ordens aos Hospitais para que aproveitassem a folga dada pelo Apoio de Retaguarda, para prepararem todos os meios Técnicos, Logísticos e Humanos capazes de responder à Maior Crise Pandémica das nossas vidas, sabendo que as demais Doenças e Causas de morte “não fizeram uma pausa”, mas os demais doentes continuam a ser tratados adequadamente.

Qualquer Governante & Governo sensato e competente faria tudo de forma célere e capaz para evitar ficar às costas com o ónus de Milhares de Mortes e Pessoas Inválidas que está a provocar no País graças à sua Inabilidade e Incompetência! As Gerações Futuras e a História farão o julgamento deste (des)Governo e do seu Chefe, mas as dezenas de milhares que perdem a Vida e Saúde de forma definitiva não podem contar com o Julgamento da História a Costa e seus comparsas, para resolver os seus problemas de Hoje!

Mas Costa e o seu (des)Governo são tudo menos Sensatos e Competentes! Não possuem preparação para as Funções que Exercem e ainda nos enfadam com um “Moralismo” desnorteado e execrável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *