FICA Castro Daire, um marco para o concelho

Território de beleza impressionante de portas abertas a viagens mágicas • Texto e fotos de Aníbal Seraphim

Em pleno equinócio de outono, no dia em que a duração do dia é igual ao da noite, melhor prenúncio não podia ter tido o seu impacto, com a presença de milhares de pessoas para vivenciar o novo formato da Festa das Colheitas, reconvertida no FICA Castro Daire. A Feira Industrial, Comercial e Agrícola ganha assim uma dimensão estruturada com uma visão a pensar no futuro e vocacionada para abranger todas as actividades económicas do concelho, e também da região.

O fim-de-semana de 21 a 23 de Setembro ficará para a história do concelho, tendo dado um enorme salto qualitativo com a restruturação da base que a Festa das Colheitas vinha trazendo a Castro Daire, com o incremento da abertura a outros sectores de actividade.

Passando a ser um certame com inúmeras oportunidades de negócio, a adesão dos empresários do concelho foi em larga escala, contribuindo para o engrandecimento e sucesso que foi a feira, premiada com a enorme afluência de visitantes.

A inauguração do certame foi condigna com a sua dimensão, tendo estado presentes o Sr. Secretário Estado da Protecção Civil Engº Artur Neves, o Dr Jorge Brandão da CCDR-C (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Dr Nuno Martinho, a presidente da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD, Drª Ana Nazaré. Ao lado do Presidente da Autarquia estiveram também alguns Autarcas da região e os Comissários da GNR de Viseu, Castro Daire e do CODIS Viseu, entre outras individualidades, que durante a cerimónia homenagearam e distinguiram o atleta castrense Marco Menezes.

Após os discursos motivadores e fortalecendo uma união entre todas as entidades, que reforçaram o empenho de todos em conjunto, inaugurou-se oficialmente a Feira com o simbólico corte de fita, tendo de seguida o Confrade Gran Mestre Adérito Ferreira dado as honras ao Sr. Secretário de Estado de abrir o tradicional Bolo Podre que foi servido aos presentes e brindou-se ao sucesso da Feira.

Os festejos foram ganhando forma e as Bandas Filarmónicas do concelho iam entoando as suas melodias pelo recinto e perfilando-se junto ao palco e espaço da restauração num cerimonial em que apresentaram os cumprimentos ao Presidente da Edilidade e aos seus convidados.

Este momento musical começou a atrair cada vez mais visitantes, que iam emoldurando o recinto, e antes da comitiva começar a visita aos stands para os cumprimentar e dar oportunidade de mostrar o que tinham para oferecer, as animadoras Maria Malucas começaram a fazer as suas divertidas partidas aos convidados e aos visitantes. Um momento que é sempre de gargalhadas contagiantes, de fazer abrir o apetite.

Por isso mesmo, o espaço de restauração estava com uma enorme afluência. Talvez para repor energias para o que vinha a seguir: O espectáculo do sempre popular Quim Barreiros. Um concerto em que cantou e fez cantar e bailar os espectadores que encheram por completo a praça e sabiam as letras das suas canções. Vivia-se um momento de grande festa, tal como seria previsível que acontecesse. Em conversa com músico antes do concerto, o próprio artista enalteceu as gentes de Castro Daire, sendo um visitante assíduo da região já há alguns anos.

Para finalizar a noite, o Grupo “Relâmpago” animou o público resistente.

Sábado começou com uma caminhada matinal que reuniu cerca de duas dezenas de participantes, numa caminhada ligeira e em que houve duas paragens para a tradicional desfolhada. Ao início da tarde o programa foi de uma importância determinante para os empreendedores empresários que em grande número se deslocaram para assistir e participar no Seminário: “Oportunidades no Interior”.

Actividades mais lúdicas também fizeram parte do programa de sábado com Workshops Temáticos e os grupos de Dança da ACRED e ACDR Lamelas e o grupo de Ginástica “O Castro” e musicalmente a noite foi animada com a Banda “The She”, a tocar em casa, e com o cantor e compositor Berg a apresentar os seus recentes trabalhos. Para terminar a noite em bom ritmo o DJ Wilson Honrado e o DJ Bebuxo trouxeram música e animação.

Animação foi o que não faltou no domingo com o programa da TVI “Somos Portugal” que encheu por completo o recinto. Mas as tradições são tradições e o Concurso de Bovinos de Raça Arouquesa e o Desfile de Carros de Vacas, Cavaleiros e Ranchos do concelho percorreram as ruas da Vila e tiveram uma enorme afluência. Num dia pleno de actividades os “Amigos da Farra” encerraram o programa do FICA.

Um evento que ficou no coração de todos os visitantes e encheu de alegria e orgulho todos os locais e participantes no evento. Esse sentido de dever cumprido e esperança no futuro era visível no staff da Autarquia que esteve sempre presente durante os 3 dias do evento, ao lado do Presidente, Paulo Almeida, que acedeu a uma entrevista de balanço da Feira, já no seu rescaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *