Festa da Primavera promove as terras de Santo Estêvão

Iniciativa do Concelho de Sever do Vouga

• Texto de Mário Silva

 

Foi, mais uma vez, num ambiente de grande entusiasmo por uma terra que marca de forma perdurável todos os que lá nascem ou que por lá passam que decorreu, nos passados dias 29 e 30 de abril e 1, 6 e 7 de maio, mais uma edição da “Festa da Primavera”, promovida pela Liga dos Amigos e dos Naturais de Couto de Esteves (LANCE).

Inaugurada no dia 29 de abril, a “Feira de Artesanato e Trocas e Baldrocas”, um certâmen que decorreu no rés-do-chão do edifício que a Cooperativa Agrícola do Vale Vouga, C.R.L. possui na rua do Pelourinho, espraiou-se pelos cinco dias da “Festa”, tendo contado com a presença de quase duas dezenas de artesãos e expositores e com a animação do “Grupo de Concertinas Amigos de Se Ver”. Inserida numa nova dinâmica de desenvolvimento sociocultural, esta atividade teve como grandes objetivos estimular a divulgação, venda e troca direta de artesanato e de outros produtos, promover o convívio entre os participantes e divulgar as atividades das associações da freguesia de Couto de Esteves e do concelho de Sever do Vouga.

A manhã do dia 6 de maio foi preenchida com a tradicional caminhada que este ano percorreu o Trilho da Agualva (Casa da Cultura, no Couto de Cima, Rua da Alfândega, Avideira, Regadio da Agualva, Rua do Cabo, Poço Maceiro, Foz do Rio Lordelo, Bouço Velho, Casa da Fonte, Couto de Baixo, Rua das Oliveiras e Casa da Cultura), descobrindo, sob a orientação do professor Mário Silva e da Dr.ª Rosa Pinho (investigadora do Departamento de Biologia e responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro), a riqueza e diversidade de um património histórico e ambiental únicos em todo o Vale do Vouga. Entre os mais de 50 participantes, uma referência muito especial para um grupo de cerca de 20 caminheiros que vieram até nós através da empresa “Explore – Aveiro Walking Tour”.

Ao final da tarde, o salão de festas do restaurante “O Júnior” foi palco de uma magnífica e concorrida palestra intitulada “Alterações Climáticas: aquecimento Global”, com sua excelência o Ministro do Ambiente, engenheiro João Pedro Matos Fernandes, moderada pelo Dr. Rogério Bonifácio, analista do clima do “Programa Alimentar Mundial”, a maior agência humanitária do mundo e que é tutelada pela Organização das Nações Unidas.

Durante mais de uma hora foram discutidos, de forma intensa e apaixonada, temas tão diversos como a exploração de petróleo na costa portuguesa, a construção de mini-hídricas nos rios selvagens (Gresso e Lordelo) de Couto de Esteves ou o crescimento descontrolado da mancha de infestantes e invasoras, nomeadamente as temidas acácias, em todo o país e, em particular, no concelho de Sever do Vouga.

Terminada a palestra seguiu-se o tradicional jantar-convívio que contou com a presença dos senhores presidente (Dr. António Coutinho) e vice-presidente (Dr. Almeida e Costa) da Câmara Municipal de Sever do Vouga, e do senhor presidente (Eng.º Sérgio Soares) da Junta de Freguesia de Couto de Esteves, bem como com a animação musical do duo Ricardo Fino e Pedro Almeida (voz e piano) e as suas “Canções Tardias”. Nota ainda para o sorteio, durante o jantar, de um recheado cabaz que teve como feliz contemplado o senhor João Marçal.

À LANCE, aos seus parceiros e aos seus convidados, o nosso muito obrigado por nos terem proporcionado dois fins de semana repletos de atividade por Terras de Santo Estêvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *