Exposição “Música de Todos os Tempos” no Museu Municipal de Vouzela

“Música de Todos os Tempos” é o tema da exposição que a ASSOL tem patente no Museu Municipal de Vouzela até ao final do mês de Outubro.

A mostra, comemorativa dos 200 anos do compositor Verdi, é composta por vários instrumentos construídos pelas pessoas apoiadas no Centro Alexandre Correia da ASSOL, em Oliveira de Frades. O material utilizado na sua construção foi o papel reciclado, o que permitiu que pessoas com grandes limitações dessem um contributo importante.

A exposição pode ser visitada na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de terça a domingo, das 10h às 17h. Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Vouzela

 

 

 

 

 

————————————————————————————————–

  Centenário da chegada do comboio a Vouzela

• António Manuel Girão de Almeida (Presidente da Direção da Associação D. Duarte de Almeida)

A Associação D. Duarte de Almeida, com sede na vila e concelho de Vouzela,  propõe-se comemorar o centenário da passagem do primeiro comboio  nesta Vila  – 30 de novembro de 1913 ( viagem oficial) –   estabelecendo  a ligação entre  a localidade de Ribeiradio, no concelho vizinho de Oliveira de Frades  e Vouzela.

Esta intenção advém da importância que, ao longo de 77 anos – o encerramento da via aconteceu em 1990 – o comboio desempenhou no desenvolvimento cultural e económico do concelho, sendo, ainda hoje, uma referência maior na memória coletiva da sua população.

A circulação de pessoas e de mercadorias, assim como o elevado número de vouzelenses que encontraram a sua ocupação profissional na atividade ferroviária , proporcionaram uma mais valia impar  num concelho e numa região do interior  que , em nossa opinião,  deverá ser  relembrada e valorizada.

Há, pois, na memória das nossas gentes uma forte ligação à Linha do Vale do Vouga e, sobretudo, sente-se um carinho muito especial quando se recordam os tempos em que o comboio serpenteava pelas belas paisagens desta região.  Exemplo desta relação afetiva é a manutenção da traça urbanística da belo edifício da estação, a preservação do depósito de água que tantas e tantas vezes abasteceu as máquinas a vapor e a locomotiva que se encontra exposta próximo da monumental ponte férrea que é um ex-libris da Nossa Vila.

Neste sentido, esta Associação, com o apoio da Câmara Municipal, irá, a partir do mês de novembro, promover um conjunto de iniciativas que, pretendemos, dignifiquem tão valioso património.

Dos eventos previstos destacamos:

Tertúlia subordinada à problemática do passado /  presente e futuro da Linha do Vale do Vouga;

Caminhada recriando a viagem Ribeiradio – Vouzela;

Projetos com as escolas do concelho :  “O Ferroviário visita a Escola” ; “ Uma viagem de comboio”; “ Visita à Exposição “…

Exposição no Museu Municipal: “ Cem anos : Vouzela e o Comboio “.

Assim, no sentido de concretizarmos estas atividades, vínhamos solicitar a colaboração de todos aqueles que possam ceder documentos escritos ou outros ( fotografias, fardas, instrumentos de sinalética …) que façam parte da memória da Linha do vale do Vouga.

 

————————————————————————————————————————————————————–

10/10/2013

Arranque a 7 de outubro

Abertura do novo ano letivo da Universidade Senior de Vouzela

É já no próximo dia 7 de outubro que tem início o novo ano letivo da Universidade Sénior de Vouzela.

O projeto, em curso desde 2011, conta, no ano letivo de 2013/ 14, com cerca de 60 alunos e 20 professores. As matérias a lecionar serão Escrita Criativa, Artes, Teatro, Espanhol, Dança, Psicologia, Francês, Informática, História, Inglês, Hidroginástica, Ginástica, Fitball, Cidadania, Bordados, Pintura, Música, Canto Coral, Saúde, Jardinagem.

A abertura do novo ano letivo contará com a presença do Presidente da Câmara, Telmo Antunes, numa sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de Abril, a partir das 9h30.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Vouzela

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *