Este ano será diferente para a Montis

A partir do dia 1 de Janeiro temos connosco a Carolina Barbosa, a trabalhar a tempo inteiro, e o Jóni Vieira, três dias por semana, dos quais dois dias por semana presenciais, em Vouzela. Também a Margarida Alves nos vai apoiar, à distância, na gestão das redes sociais, estando na sede da Montis um dia por mês, para facilitar a coesão da equipa de trabalho e para ir melhorando a capacidade de comunicar de toda a equipa.

Para além do projeto LIFE ELCN, que pretende estabelecer as bases para uma rede europeia de iniciativas privadas de conservação, em que a associação se encontra envolvida desde meados do ano passado, a Montis terá mais 2 projetos em execução.

Um decorre do Prémio ICNF em que a Montis, foi uma das 3 premiadas, propondo intervenções no Baldio de Carvalhais que reflectem a filosofia de intervenção que temos vindo a executar para a recuperação da área.

O segundo é mais um projeto LIFE, o LIFE ESC, um programa de voluntariado de longa duração orientado para a conservação que envolve vários parceiros e de que a Montis é o beneficiário coordenador, que deverá ser em grande parte orientado, no que à Montis diz respeito, para o apoio à recuperação pós fogo do Parque Natural Local Vouga-Caramulo.

Entretanto, com base numa doação específica para esse efeito e com coordenação e execução de João Cosme e Nuno Neves, a Montis tem estado a fornecer alimentação de emergência para a fauna da área ardida do Parque Natural Vouga-Caramulo, com os efeitos que podem ser vistos neste post do blog da Montis http://montisacn.blogspot.pt/2017/12/ha-vida-na-serra.html

Ainda em Dezembro a Montis participou no encontro de quadros da EDP Renováveis, em Madrid, no âmbito de uma parceria em que a EDP Renováveis entrega seis mil euros à Montis, dois mil para a plantação de árvores e quatro mil para a gestão de áreas de conservação, o que significa que dois dos cem hectares do baldio de Carvalhais vão ser geridos com esse valor nos próximos anos e acolherão iniciativas de voluntariado desta empresa.

 

Próximas actividades

– No dia 13 de Janeiro realiza-se o nosso voluntariado mensal. Este mês será em Vermilhas, Vouzela e iremos dar continuidade aos trabalhos de manutenção aproveitando as oportunidades criadas pelo fogo. A equipa da Montis estará no terreno das 10h às 16h.

– Nos próximos dias 20 e 21 de Janeiro, vamos realizar um fim-de-semana de voluntariado no Baldio de Carvalhais, São Pedro do Sul. Esta atividade realiza-se em parceria com o VO.U, Associação de Voluntariado Universitário,  no âmbito do Projecto LIFE ELCN.

– Para terminar, no dia 27 de Janeiro, teremos o Passeio Mensal nas margem do Rio Vouga, em Vouzela. O passeio terá início às 10 h, e será maioritariamente à beira rio. De seguida, poderá aproveitar e visitar o Cinclus – Festival de Imagem de Natureza (http://cinclusvouzela.com/).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *