Espaço AGIM

Bolsa de emprego para a colheita com mais de 3.000 inscritos
ed655-Agim_bolsa-emprego1Em menos de uma semana mais de 3.000 pessoas inscreveram-se na bolsa de emprego para a colheita da Agim.
As inscrições podem ser feitas pelos interessados na plataforma on-line que está alojada na página da Agim na internet (www.agim.pt). Esta medida vem no seguimento das preocupações demonstradas por vários produtores e comercializadores acerca da escassez de mão-de-obra na altura da colheita.
A Agim esclarece que não será dada resposta aos e-mails e que só serão consideradas as inscrições efetuadas através do formulário que está na sua página da internet.
Informa-se ainda que, na bolsa de emprego para a colheita, a AGIM apenas exerce o papel de elo de ligação entre quem está disponível para trabalhar na colheita e quem pretende contratar trabalhadores, não conhecendo as condições que são oferecidas pelos empregadores.
Após a candidatura na bolsa de emprego a pessoa inscrita deve aguardar que seja contactada diretamente pelo produtor.
A Agim agradece a compreensão e desejamos boa sorte!

Técnica chilena dá formações sobre colheita de pequenos frutos em Sever do Vouga
Ued655-Agim_gestao-colheita_julia-pintoma técnica do Chile está em Portugal para dar duas formações relacionadas com a colheita de pequenos frutos, em especial do mirtilo. Júlia Pinto, técnica do Comité de Arándanos do Chile, vem a Sever do Vouga esta sexta-feira e sábado (dias 30 e 31 de maio) orientar as formações em Técnicas de gestão e preparação da colheita e Técnicas de controlo de qualidade e conservação pós-colheita.
A primeira formação (Técnicas de gestão e preparação da colheita) é destinada a produtores já instalados e irá abordar as técnicas de preparação e gestão da colheita nomeadamente as normas de qualidade (requisitos gerais, requisitos específicos, tabelas de tolerância e mercados de exportação); recomendações básicas para iniciar uma colheita; modelos de gestão da colheita; controlo de qualidade durante a colheita; controlo de qualidade até ao entreposto; e controlo de pragas e doenças.
Por sua vez, a segunda formação (Técnicas de controlo de qualidade e conservação pós-colheita) tem como público-alvo técnicos e funcionários de entrepostos e irá abordar os seguintes temas: normas de qualidade (requisitos gerais, requisitos específicos, tabelas de tolerância e mercados de exportação); controlo do transporte até ao entreposto; superfícies de embalamento; amostragem para controlo de qualidade (como fazer amostragem, que parâmetros controlar, documentos de suporte); acondicionamento do fruto; e gestão do sistema de frio e conservação.
Júlia Pinto é a técnica responsável pelo controlo de qualidade e assistência técnica do Comité de Arándanos do Chile. O Chile é líder mundial no controlo de qualidade e conservação do mirtilo, uma vez que o seu fruto leva entre 30 a 56 dias a chegar ao consumidor final. Esta é uma oportunidade excelente para produtores e técnicos aprenderem com a especialista e responsável chilena por promover o aumento de qualidade e o poder de conservação do mirtilo do Chile.
Cada formação irá decorrer entre as 9 e as 18 horas e as inscrições são limitadas a 15 formados por turma. O valor de inscrição é de 60 euros por dia, sendo que os associados da Agim e do COTHN têm 15% de desconto. A ficha de inscrição está disponível no site da Agim (www.agim.pt) ou pode ser solicitada pelo e-mail sandra.santos@agim.pt ou telemóvel 918054792.
Este evento realiza-se no âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos.

Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial
Edifício Vougapark, piso 2 Lugar da Estação, 3740-070 Paradela, Sever do Vouga Tel: 234597020 www.agim.pt

Concurso vai eleger o melhor pomar de mirtilo
ed655-Agim_melhor-pomar_logoNo âmbito da realização da Feira Nacional do Mirtilo, a Agim vai promover o concurso do melhor pomar de mirtilo. Trata-se da segunda edição desta iniciativa, que pretende desafiar os proprietários dos pomares de mirtilos a serem cada vez mais inovadores e a preservarem cada vez mais e melhor as suas plantações.
Neste concurso irão ser premiados os três melhores pomares de mirtilo de associados da Agim instalados na região Centro. Podem concorrer todos os associados da Agim que possuam um pomar de mirtilos localizado na região Centro de Portugal, num máximo de 15 participantes, selecionados por ordem de inscrição.
O concurso divide-se em duas categorias: pomares jovens (até 5 anos de instalação) e adultos (mais de 5 anos de instalação).
Os interessados podem inscrever-se até final de maio, podendo a ficha de inscrição ser requerida à Agim através do e-mail eventos@agim.pt ou encontrada nos sites da Feira Nacional do Mirtilo (www.feiradomirtilo.pt) ou da Agim (www.agim.pt).Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.