Escolas de Viseu recolheram mais de 16 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados

Recolha ocorreu no âmbito do projeto escolar da ERP Portugal, Geração Depositrão, que contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos. As toneladas de resíduos recolhidos neste distrito foram conseguidas por 14 escolas. A ERP Portugal apoia as escolas participantes com contrapartidas financeiras, entregues em cartões presente.

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), impulsionou a recolha de mais de 16 toneladas deste tipo de resíduos em 14 escolas do distrito de Viseu, na 15ª edição da Geração Depositrão.

A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos.

Na 15ª edição, estas 14 escolas do distrito de Viseu conquistaram, globalmente, 1.412€ em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Viseu foi a que mais resíduos recolheu neste distrito, com mais de 3 toneladas.

Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, Lâmpadas e Pilhas), prémios em equipamentos novos. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (IPV) ficou em terceiro lugar da categoria Ar Condicionado, tendo recolhido 380kg/toneladas deste tipo de equipamentos obsoletos.

A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de REEE e RP&A com maior representação a nível nacional, contando já com 15 anos de presença nas escolas portuguesas, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas. Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100.000 alunos em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O projeto envolve, anualmente, a comunidade escolar, nomeadamente as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues às escolas, no evento do Galardão 2023 ultrapassa os 55.000,00 euros.

Além da recolha de resíduos, a 15ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de 1.000 alunos.

Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “a adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *