“Envelhecer é natural…ser velho é opcional”


Pois é verdade, … e a prová-lo passo à divulgação da exposição deste Projecto de resposta social, que vai estar patente no Museu Municipal de Vouzela a partir de amanhã e até ao final de setembro.

Relembro que a Universidade Sénior de Vouzela foi criada em 2011, para adultos a partir dos 55 anos de idade que se sintam motivados à aprendizagem de diversas matérias teóricas e práticas, que procurem o bem-estar, a satisfação de viver, a partilha de experiências, de motivações e de afetos. Tem por isso como principais objetivos, melhorar a qualidade de vida da população sénior, promovendo o envelhecimento ativo e saudável; oferecer um espaço de vida socialmente organizado e adaptado à idade; incentivar a participação sénior em atividades sociais, culturais e de lazer; divulgar a história, cultura, tradições e valores do país, da região e do concelho; incentivar ao espírito de convivência, tolerância e solidariedade humana e social; valorizar e ampliar os seus conhecimentos; desenvolver as relações inter-pessoais e sociais, entre outros. Para além das aulas teóricas e práticas, o projeto proporciona outras atividades, tais como: visitas de estudo, passeios culturais, comemorações de dias festivos, workshops e sessões de informação e esclarecimento, entre outras. Desde 2014, a Universidade Sénior é membro da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade.

No ano letivo 2016/2017 a Universidade Sénior de Vouzela contou com a participação de 106 alunos/as, oriundos/as dos concelhos de Vouzela, S. Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Castro Daire.
Até dia 20 de Setembro, estão abertas as inscrições para a frequência do novo ano letivo. A oferta de disciplinas é vasta e conta com a colaboração de professores/as voluntários/as, técnicos/as da Câmara Municipal e do Centro de Saúde de Vouzela. Este ano letivo, a oferta formativa engloba as seguintes disciplinas: Espanhol, Inglês, História, Informática I e II, Cidadania, Saúde e Bem-Estar, Ginástica de Relaxamento, Ginástica, Hidroginástica, Coro, Teatro, Bordados, Arraiolos, Cavaquinhos, Dança e Circus de Cinema.

Parabéns a todos os implicados neste criativo processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.