Entrevista a Miguel Damião Vieira Homem Cardoso

A rubrica “Gente Que Ousa Fazer” será assente numa entrevista a alguém que tenha algo válido no seu percurso de vida. Gente que sabe o que quer e, acima de tudo, que luta por aquilo que quer. As entrevistas serão sempre encaminhadas de forma a mostrar o lado melhor que há em cada um de nós e, dentro do possível, ousar surpreender o leitor. Serão entrevistas com

a marca das nossas gentes, da região Viseu Dão Lafões, de todos os quadrantes e faixas etárias. Vamos a isso!

 

Ficha Biográfica

Nome: Miguel Damião Vieira Homem Cardoso

Idade: 17 anos

Profissão: Estudante

Livro preferido: “Amor e Morte em Florença” de Sarah Dunant

Destino de sonho: Há inúmeros sítios que eu gostaria de visitar

Personalidade que admira: Entre outras, destaco a minha Mãe!

 

Muito obrigada, Miguel Damião, por mostrar disponibilidade para esta entrevista da rubrica “Gente Que Ousa Fazer”.

Paula Jorge (PJ) – Em que nível de escolaridade se encontra neste momento?

Miguel Damião Vieira Homem Cardoso (MC) – 12.º ano no Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul.

 

PJ – Tem dado cartas no atletismo a nível regional, nacional e internacional. Como começou o gosto por esta modalidade?

MC – Tudo começou no corta-mato do Desporto Escolar da Escola de S. Pedro do Sul.

PJ – Descreva o seu percurso no atletismo.

MC – No final de 2015 participei no corta-mato da Escola (ainda sem treinar) e fiquei apurado para o corta-mato distrital. Neste distrital, ganhámos coletivamente e a Escola ficou apurada para ir ao Campeonato Nacional em Famalicão.  Este campeonato deu-me motivação para apostar neste deporto.

A seguir, participei na Prova Grande Prémio Joaquim Ramalho, promovida pela Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, alcançando o 2.º lugar, e foi aqui que falei com o que haveria de ser meu treinador, Professor José Pedro Silva, da Associação Cultural e Recreativa de Cambra. A partir daqui passei a ter treinos regulares sob orientação do Professor José Pedro Silva.

Depois, competi no Campeonato Distrital de “Km Jovem”, onde alcancei o 1.º lugar a nível distrital.

Em seguida, participei na fase distrital do “Olímpico Jovem”, onde fui campeão distrital, ficando apurado para o nacional. No nacional desta competição consegui o 8.º lugar.

Em dezembro de 2016, ganhei pela primeira vez o corta-mato da minha Escola.

Em 2017 fiz o apuramento escolar do Mega Sprinter, ficando em 1.º lugar, depois no distrital alcancei o 1.º lugar também e fiquei apurado para o nacional em Elvas, onde obtive o 4.º lugar.

Nos meses que se seguiram participei no Campeonato distrital do “Km Jovem”, no “Olímpico Jovem” e no Campeonato regional do Desporto Escolar em pista, ficando apurado para o nacional nas três provas. No Campeonato nacional do “Olímpico Jovem” obtive o meu primeiro resultado de relevo, com o 2.º lugar, o mesmo lugar no Campeonato nacional de Desporto Escolar em pista. No Campeonato nacional de “Km Jovem”, obtive o 3.º lugar.

Já como juvenil, em dezembro de 2017, voltei a ganhar o corta-mato da Escola, ficando apurado para o distrital, onde obtive o 1.º lugar e, mais uma vez, apurei-me para o campeonato nacional.

Em 2018 voltei a ganhar a fase escolar e distrital do Mega Sprinter, onde obtive novamente o 4.º lugar. Este resultado teve um sabor agridoce, pois foi o meu primeiro bom resultado como juvenil, mas não subi ao pódio.

Posteriormente, ganhei a fase distrital do “Km Jovem” e do “Olímpico Jovem”, ficando apurado para o nacional de ambas as provas. Uma semana antes do “Km Jovem” sofri a minha primeira lesão mais séria, o que me condicionou, não conseguindo participar nesta competição.

A seguir, participei no “Olímpico Jovem” e no Campeonato nacional de Juvenis, não alcançando resultados de relevo.

Na época seguinte, voltei a ganhar o corta-mato escolar, a nível de Escola e distrital, obtendo a minha primeira boa classificação num nacional do mesmo (7.º lugar).

Em janeiro de 2019, participei pela primeira vez numa competição em pista coberta, em Pombal, no Apuramento Nacional de Clubes, obtendo o 1.º lugar na minha primeira prova com especialistas nacionais na distância de 1500 metros. Esta marca fez com que eu entrasse no TOP 10 de melhores tempos nacionais juvenis de sempre. Umas semanas depois, participei no Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta, obtendo o 1.º lugar na prova de 1500 metros e confirmando o meu favoritismo. No dia seguinte a este resultado, competi na prova de 3000 metros, sendo Vice-Campeão Nacional.

Ganhei o Mega Sprinter, fase escolar e distrital e obtive o 2.º lugar no nacional (estas competições acontecem durante alguns meses).

Voltei a ganhar o distrital do “Km Jovem” e os regionais de Desporto Escolar em pista, optando por não participar na fase nacional desta prova.

Participei no “Meeting Maia, Cidade do Desporto”, na prova dos 1500 metros, alcançando o record pessoal e melhor marca nacional juvenil da época 2018/2019.

A seguir, participei no “Olímpico Jovem” nacional e alcancei o 5.º lugar.

Antes do Troféu Ibérico, senti dor no pé esquerdo, mas decidi competir, dada a importância da prova, terminando com muitas dores. Acabei por fazer, já em Portugal, uma radiografia, o que indicou uma fratura num metatarso. A partir daqui, dei a minha época por terminada.

Entretanto, surgiu o convite, por parte do Sporting Clube de Portugal, para ingressar neste clube, o qual aceitei e estou, neste momento, sob orientação do Técnico Luís Pinto.

Mais recentemente, em novembro, fui homenageado pela Associação Distrital de Viseu pelos feitos alcançados em 2018, tendo sido eleito como o melhor atleta distrital masculino desse mesmo ano.

 

PJ – Neste seguimento, uma vez que está a representar este grande clube, Sporting Clube de Portugal, quais as suas expectativas?

MC – Esta mudança trouxe-me responsabilidades acrescidas, surgiram oportunidades de participar em provas de nível internacional. Espero ajudar o Sporting nos campeonatos nacionais, de modo a sermos campeões nacionais por equipas, tanto em pista, como em corta-mato. Espero ainda fazer parte da equipa sportinguista que vai representar este clube na Taça de Clubes Campeões Europeus em 2020, de pista e corta-mato.

PJ – Destaque as competições de atletismo onde mais gostou de participar e porquê?

MC – Foi o “Olímpico Jovem” nacional em Braga/2017, onde subi pela primeira vez a um pódio nacional. Realço ainda a primeira vez que fui Campeão Nacional, em 2019, em Pombal.

PJ – Qual é a sensação de chegar à meta e obter um bom resultado?

MC – É o recompensar de todo o trabalho e dedicação que são desenvolvidos ao longo de muitos meses de preparação. É um alívio e uma felicidade enorme!

 

PJ – Tem algum ritual que faça antes de cada competição?

MC – Não tenho qualquer tipo de ritual, mas foco-me na preparação que fiz para chegar àquele momento no melhor estado de forma possível, o que me motiva.

 

PJ – Que conselhos dá aos nossos jovens que pretendem seguir os seus passos no mundo do atletismo?

MC – O mundo do atletismo é uma área difícil de se obter bons resultados, devido à exigência individual, por isso aconselho, acima de tudo, que se divirtam, pois eventualmente os resultados aparecerão.

 

PJ – Que cuidados tem no seu dia-a-dia e que tipo de alimentação faz?

MC – O descanso é essencial, treinar bem não é suficiente. Deito-me cedo, de modo a que esteja capaz fisicamente para enfrentar um novo dia de escola e treino. Tenho uma alimentação variada e bebo bastante água.

 

PJ – Além do mundo do atletismo, que outras paixões nutre, que o completam enquanto pessoa?

MC – Entre os estudos e o atletismo, resta-me pouco tempo, mas sempre que posso tento descontrair. Por vezes, faço passeios de mota com o meu pai e amigos. As motas são uma grande paixão.

 

PJ – Apenas numa palavra, pode descrever-se?

MC – Resiliente.

 

PJ – Para fechar esta entrevista, o que me diz o seu coração?

MC – Sinto-me realizado por tudo o que já alcancei, mas ainda mais motivado por saber que posso vir a alcançar muito mais.

 

PJ – Quero, em meu nome pessoal e em nome da Gazeta da Beira, dizer-lhe que foi uma enorme honra, Miguel Damião! Desejo-lhe a continuação de um excelente trabalho, muito sucesso e MUITO OBRIGADA!

Peço-lhe que deixe uma mensagem breve a todos os nossos leitores.

MC – A mensagem que eu quero deixar é de que sem trabalho nada se consegue alcançar, no entanto, com dedicação e foco podemos obter grandes feitos. Por isso, não desistam dos vossos objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *