Encontro de EMRC do 8º ano das Escolas Dão Lafões

Cuidar da nossa casa comum é fazer sorrir toda a humanidade!

• Os professores de EMRC de LAFÕES

No dia 25 de maio, 220 alunos do 8.º ano das Escolas de Lafões (Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia, Oliveira de Frades, Santa Cruz da Trapa e S. Pedro do Sul e Vouzela), visitaram Oliveira de Frades, atividade no âmbito de mais um encontro de Educação Moral e Religiosa Católica alertando para a importância das questões ecológicas, inspirado na  ‘Laudato Si’, encíclica de 2015 do Papa Francisco sobre a ecologia integral, um documento que desperta  para as questões ambientais e o papel do Ser Humano na Criação procurando recordar “que é Deus o Criador e o Homem responsável”.

Logo pela manhã chegaram com o entusiasmo característico da idade, tendo sido recebidos pelos anfitriões do Agrupamento de escolas de Oliveira de Frades. Agrupados em grupos e guiados pelos docentes as atividades iniciaram com um peddy paper sobre o tema “Voluntariado na Proteção do Ambiente” visitando vários agentes do Concelho de Oliveira de Frades.

O Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu uma ação de sensibilização no Museu Municipal ,a ação pretendeu sensibilizar para a temática dos incêndios rurais, suas causas e medidas de mitigação desta problemática. Após esta ação, os alunos puderam visitar o espaço museológico e as suas valências de artes, técnicas rurais e de arqueologia. De seguida fomos gentilmente acolhidos pelos Bombeiros Voluntários que produziram um vídeo da atuação em Incêndios Rurais sensibilizando também para a conservação das espécies autóctones da nossa floresta. O Comando Territorial de Viseu, através da Secção de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, realizaram uma ação de sensibilização com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a proteção da natureza e o ambiente apelando para  a preservação dos parques naturais, áreas protegidas por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras tendo como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Finalmente o último ponto de passagem concentrou-se na Igreja Matriz. Aí, visualizaram um vídeo do papa  apelando  ao repensar das nossas convicções .A verdade é que já há muito estamos doentes, infetados pelo vírus da indiferença, da ganância e do individualismo, mergulhados numa cultura do descarte de tudo e de todos. Há que repensar nos nossos gestos diários!!

Após o almoço convívio, cada aluno recebeu uma fita que colocaram na ponte pedonal do parque Urbano assumindo compromissos na preservação da Natureza, sem perderem o horizonte de que a solidariedade e a partilha são a base de uma verdadeira cultura do encontro. Finalmente, alunos e professores quiseram assinalar a sua passagem, fazendo a plantação de uma árvore por escola, um gesto simbólico pela sustentabilidade.

Iniciativas como esta devem ser cada vez mais dinamizadas e incentivadas na vida dos adolescentes, para a sensibilização da importância de cuidarmos da nossa casa comum e da preservação do planeta e maior consciencialização para a necessidade de proteger os rios, as plantas e os animais. Tratou-se de uma atividade que em muito nos enriqueceu, por isso a todos os que colaboraram na sua concretização dirigimos um sentido agradecimento, em especial ao município de Oliveira de Frades, Bombeiros e GNR e à Direção do agrupamento de Oliveira de Frades.

15/06/2023


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *