Em Oliveira, as “Marchas são lindas”

Associações e instituições do concelho reviveram tradições

Ed657_IMG_0791Em Oliveira de Frades, o passado dia 7 de Junho foi dia de Marchas Populares. Cinco Marchas de todo o concelho desfilaram pela Avenida Dr. António José de Almeida e não deixaram morrer a tradição. As músicas que davam a conhecer as vivências oliveirenses foram ouvidas por centenas de pessoas que não quiseram perder as Marchas dos Santos Populares que vão já na Quinta edição. A Gazeta da Beira assistiu à iniciativa, conheça as Marchas e as Tradições de Oliveira de Frades.

Trajes coloridos, arcos enfeitados, letras na ponta da língua e todos passos decorados. Tudo estava a posto para a V edição das Marchas Populares em Oliveira de Frades. Quem abriu a noite foi a Banda Musical de Oliveira de Frades, seguiram-se 5 Marchas decididas a reavivar tradições e homenagear a sua vila. Centenas de pessoas vieram a Oliveira de Frades e aplaudiram a iniciativa.

As Marchas Populares

Letras inventadas, músicas adaptadas, roupas escolhidas, ensaios…. Foram muitas as horas de trabalho de cada grupo para apresentar as respetivas marchas em Oliveira de Frades. Andreia Rodrigues faz parte da Marcha da Misericórdia de Nossa Senhora dos Milagres, uma instituição em que esta iniciativa é “já uma tradição”. Como refere a marchante, “temos participado todos os anos e queremos participar em muitas mais”. Nesta marcha que fala “da vila de Oliveira”, da “beleza dos seus jardins e das suas flores”, participaram 24 bailarinas e 12 músicos. Uma tradição importante que como considera Andreia Rodrigues deve continuar. “Dá dinamismo à vila; há muitas pessoas que vêm ver”.

O Rancho Folclórico da ACRENE, Associação Cultural e Recreativa de Nespereira, também marcou presença. Nas cinco edições, este grupo só falhou uma. Como explica Filipe Antunes, um dos elementos, “alguém tem que ser, é importante não deixar morrer as tradições”. Este ano, a Marcha composta por 12 pares e cerca de 15 cantores, veio “representar aquilo que se vivia há algum tempo na população de Nespereira”.

Da Freguesia de Arcozelo das Maias, chega-nos a Marcha da Associação Académica de Santa Cruz. 30 Crianças e 12 adultos criaram o hino do Racho Infantil e escolheram a iniciativa para “apresenta-lo em primeira mão”. Há três anos consecutivos a Marchar nos Santos Populares de Oliveira de Frades, Abílio Silva elogia a iniciativa e deixa críticas às associações que ficaram em casa. Como referiu, em declarações à Gazeta da Beira “É pena estarem poucos grupos a participar, todas as associações do concelho que recebem apoios da Câmara têm o dever e a obrigação de participar nas atividades promovida pelo município”.

Os mais velhos deram o exemplo e mais uma vez não ficaram de fora. Envolvido desde a primeira edição, o FicaAtivo, mais uma vez, apresentou a sua marcha à Vila de Oliveira de Frades. Cerca de 50 pessoas, com mais de 55 anos, marcharam com vivacidade e relembraram os tempos da juventude. Como explica Sandra Ferreira, organizadora, “Esta é uma atividade espetacular que vem ao encontro das idades deles, escolhemos várias músicas antigas, dos tempos da sua juventude e depois, fizemos algumas adaptações, quisemos falar um pouco de Oliveira de Frades, mas também do Projeto FicaAtivo… Todos querem participar sempre, é muito agradável”, reconhece.

Falta conhecer a última Marcha, a da Associação Cultural e Recreativa de Ferreiros que quis, nesta iniciativa, dar a conhecer a sua aldeia. Mais de 25 pessoas dançaram e cantaram: “Tu és Ferreiros terra linda engalanada; Tu és Ferreiros a linda terra encantada; Tu és Ferreiros aldeia sem ter rival; Tu és Ferreiros, Ferreiros é Portugal”. Para Paula Silva, da Marcha de Ferreiros, esta é uma iniciativa que deve continuar, uma forma de avivar recordações antigas, ao mesmo tempo que proporciona o convívio entre a aldeia, e une os mais jovens e os mais experientes. Este é o segundo ano que Ferreiros participa, depois de apresentar a Marcha em “São Vicente de Lafões, ganharam o gosto e ano após ano, quiseram continuar”.

Município faz balanço positivo

As Marchas Populares são uma iniciativa do Município de Oliveira de Frades. Uma tradição que se repete no concelho há já 5 anos. Elisa Oliveira, vereadora com o pelouro da Cultura, faz um balanço muito positivo. Como referiu, em declarações à Gazeta da Beira, “Para além de manter e reavivar as tradições, já que as Marchas Populares fazem parte das tradições de Oliveira de Frades, é também uma forma de valorizar o que é a cultura do território, a cultura do nosso país e também poder dar a estas pessoas que estão aqui (e como já teve oportunidade de ver, estão aqui muitas), um momento cultural diversificado, neste tema dos Santos Populares”.

Este ano, por decisão dos participantes, não houve concurso. Para esta atividade, o município vai comparticipar, mediante apresentação de faturas, despesas até aos 500€. Centenas de pessoas assistiram às marchas, 6 grupos decidiram participar, números que Elisa Oliveira considera positivos. Como referiu, “Está muito bem representado, é claro que se pudéssemos ter mais participantes era sempre uma alegria maior, mas sublinho, está muito bem representado. O município convida todas as associações, instituições, freguesias… cabe-lhes e eles, depois, decidirem se querem e podem participar”, conclui.

• Patrícia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *