Em Foco 742

Novo bispo de Viseu, D. António Luciano, já foi ordenado e inicia funções a 22 de Julho

 

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, ordenou no passado domingo, na Sé daquela cidade, D. António Luciano que foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo de Viseu.

Na cerimónia foram coordenantes D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu cessante, e D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, sede da Província Eclesiástica de Braga a que pertence a Diocese de Viseu.

O Papa Francisco nomeou, a 03 de maio, como bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, de 67 anos, que renunciou por motivos de saúde.

António Luciano escolheu como lema episcopal «Fiat voluntas tua» (seja feita a tua vontade) que integra o brasão episcopal, que foi desenvolvido pelo arquiteto António Saraiva e que terá alguns elementos relacionados com a vida e a região de origem do novo bispo de Viseu.

O brasão episcopal faz referência à Serra da Estrela, a Nossa Senhora, aos rios Alva e Mondego, e à candeia como fonte de luz e distintivo do curso de enfermagem.

O novo bispo português nasceu a 26 de Março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda.

António Luciano dos Santos Costa trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em enfermagem.

O novo bispo de Viseu que vai substituir D. Ilídio Leandro iniciou o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), aos 28 anos de idade, prosseguindo os estudos no Seminário da Guarda.

Foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Sé da Guarda.

O início da atividade pastoral na Diocese de Viseu está marcado para o dia 22 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *