Em Foco 739

Papa nomeou novo bispo de Viseu

Papa nomeou novo bispo de Viseu

Cónego António Luciano dos santos Costa sucede a D. Ilídio Leandro

O Papa Francisco nomeou como novo bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, de 67 anos, que renunciou por motivos de saúde.

O novo bispo português nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), Distrito e Diocese da Guarda.

António Luciano dos Santos Costa trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em Enfermagem.

Iniciou o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), aos 28 anos de idade, prosseguindo os estudos no Seminário da Guarda; foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Catedral da Guarda.

O novo bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, vai ser ordenado dia 17 de junho, pelas 16h00, na Sé da Guarda.

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, saudou a nomeação do cónego António Luciano Santos Costa, originário de Seia, como novo bispo da Diocese de Viseu.

Manuel Felício realça o “perfil” do novo bispo, considerando que “é o que a Igreja Católica precisa”.

“Sabe trabalhar em rede, em equipa com outros padres, que sabe deixar-se ajudar. Aborda os problemas com coragem, mas também com humildade, sabe trabalhar no silêncio e que tem sempre presente às grandes causas”, realçou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *