Em Foco 738

Viriato vai ser o primeiro transporte público autónomo e elétrico

Cascais vai ter um autocarro sem condutor a ligar as praias de São João do Estoril e Carcavelos, mas Viseu não lhe vai ficar atrás.

Acaba de ser anunciado que a cidade de Viseu vai ter o primeiro transporte público totalmente autónomo, sem condutor, e 100% elétrico a circular nas ruas já em 2019.

O anúncio foi feito no Portugal Smart Cities Summit, que teve lugar na passada semana, na FIL, onde também se apresentou um protótipo do veículo. O transporte elétrico com nove metros de comprimento está a ser desenvolvido em parceira entre a cidade de Viseu e a Tula, uma empresa de tecnologias de Coimbra.

Assim que começar a circular, no início do próximo ano, o Viriato — batizado assim em honra do guerreiro lusitano — vai substituir o Funicular da cidade. Além do motor da Siemens, este novo transporte vai estar equipado com lasers a 360 graus, câmaras à frente e atrás.

Cada viagem transporta 25 pessoas de cada vez e vai ligar a Cava de Viriato ao centro histórico de Viseu sete dias por semana. As velocidades do transporte ecológico não vão exceder os 40 quilómetros por hora.

Quando o Viriato começar a circular e durante um período experimental, as viagens vão ser gratuitas, tal como escreve o “Sapo TEK”, citando o presidente da autarquia, António Almeida Henriques. Posteriormente, passará a existir um custo que estará integrado no plano de transportes da cidade de Viseu.

Este talvez seja um dos primeiros passos para uma futura generalização deste tipo de transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.