Em Foco 717

Papa Francisco preside a missa no santuário de Fátima no dia 13

Canonização inédita em território português

Papa Francisco preside a missa no santuário de Fátima no dia 13

O Vaticano publicou o Missal oficial da viagem do Papa a Fátima, na qual vai decorrer a canonização de Francisco e Jacinta Marto.

A única Missa a que o Papa vai presidir no dia 13 de maio inclui, no seu início, o rito de canonização de Francisco e Jacinta Marto, uma celebração inédita em território português.

O bispo de Leiria-Fátima pedirá formalmente ao Papa que os dois pastorinhos sejam inscritos no “catálogo dos santos” e apresentará uma breve biografia de ambos.

Francisco proferirá, em seguida, a fórmula de canonização, em português Após a homilia do Papa, os peregrinos vão rezar para que os direitos das crianças sejam respeitados.

A oração dos fiéis será rezada em várias línguas, recordando os governantes e a necessidade de um mundo “mais fraterno”, os doentes, os migrantes e refugiados.

Uma oração em árabe vai ser lida pela Irmã Glória Maluf, libanesa das Servas do Coração Imaculado de Maria, que se encontra em Fátima desde outubro de 2000, adianta o site oficial da visita papal.

Após a Comunhão, o Papa vai saudar e abençoar os doentes com o Santíssimo Sacramento.

  1. António Marto vai dirigir um discurso de agradecimento do Papa, no final da missa, cumprimentando os peregrinos em várias línguas. São esperados milhares de peregrinos nos próximos dias 12 e 13 em Fátima.

O Santuário de Fátima recebeu 1700 pedidos de acreditação para profissionais de Comunicação Social que vão acompanhar a visita do Papa Francisco e as celebrações da peregrinação do 13 de maio. O interesse da imprensa internacional pela presença de Francisco em Fátima torna-se evidente.

“Do total, cerca de 1300 dizem respeito a Portugal e perto de 400 são de profissionais estrangeiros”, adianta a página oficial da viagem do Papa a Fátima.

Neste número contam-se os jornalistas que acompanham o Papa na viagem Roma-Monte Real-Roma, cerca de 70 profissionais, entre eles sete portugueses de vários órgãos de comunicação social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.