Em Foco 712

Economia dá sinais de recuperação

• Redação

PIB cresceu 1,9%, atividade económica e exportações aumentaram, desemprego observa ligeiro decréscimo

 

Em Portugal, de acordo com o estudo do Eurostat, o PIB registou no 4º trimestre de 2016 uma variação positiva relativamente ao mesmo período do ano anterior de 1,9% (1,6% no trimestre anterior).

O indicador de atividade económica, disponível até dezembro, e o de clima económico, disponível até janeiro, aumentaram. O indicador do consumo privado acelerou em dezembro devido ao contributo de ambas as componentes, consumo duradouro e consumo corrente.

No mesmo mês o indicador de investimento das empresas, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), aumentou, refletindo o comportamento de todas as componentes, salientando-se a de construção, que passou de um contributo negativo para positivo.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas positivas de 4,9% e 6,4% em dezembro, respetivamente (3,6% e 3,1% em novembro).

O índice de volume de negócios e o índice de produção da indústria também aceleraram em dezembro, verificando-se um aumento homólogo do respetivo índice de preços.

O índice de volume de negócios dos serviços acelerou em dezembro, enquanto o índice de produção da construção e obras públicas registou uma redução menos acentuada.

No 4º trimestre de 2016, a taxa de desemprego fixou-se em 10,5%, taxa idêntica à do trimestre anterior e inferior em 1,7 p.p. à verificada no período homólogo de 2015. O emprego aumentou 1,8% em termos homólogos, menos 0,1 p.p. que no trimestre anterior, enquanto a população ativa diminuiu 0,2% depois de ter apresentado um crescimento de 0,3% no trimestre precedente.

Finalmente, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de 1,3% em janeiro (0,9% em dezembro), observando-se uma taxa de variação de 1,4% na componente de bens (0,6% no mês anterior) e de 1,3% na de serviços (taxa idêntica à observada em novembro e dezembro).

A generalidade dos indicadores económicos é positiva, nomeadamente no que respeita ao crescimento do PIB e da atividade económica, que se está a refletir na diminuição do desemprego. Ao contrário da ideia que a recuperação de rendimentos colocaria em causa a economia portuguesa, verifica-se uma retoma económica, ainda que tímida devido à debilidade do investimento público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *