“Effective Caf User” entregue ao AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

Entrega pública pela Exm.ª Sr.ª Dr.ª Alexandra Leitão (Secretária de Estado Adjunta e da Educação)

Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dra. Alexandra Leitão, fez a entrega pública do reconhecimento “Effective Caf User” ao AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

700_entrega-AGEV-CAF02

Nos dias 29 e 30 de junho, decorreu o II Encontro Nacional da CAF, dedicado à CAF Educação, no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.

No segundo dia deste evento, durante a sessão de encerramento, a Ex.ma Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dra. Alexandra Leitão, fez a entrega pública do reconhecimento “Effective Caf User” ao AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA, entregando, em mão, o certificado a Carlos Guerra (Presidente do Conselho Geral) e a Jaime Gomes (Coordenador da Avaliação Interna), presentes em representação do Agrupamento.

Convém salientar que a Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework) tem vindo a impor-se como um modelo, de Gestão da Qualidade Total, consolidado e robusto, ao permitir que as organizações, partindo de processos reflexivos de autoavaliação, consigam identificar o seu caminho de melhoria contínua, de eficiência e de prestação de serviços de maior qualidade.

Todo o processo de atribuição do reconhecimento Effective Caf User é coordenado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que assume a responsabilidade de Organizador Nacional. Terminado o processo de feedback externo, e perante uma avaliação positiva da organização, ser-lhe-á emitida a distinção internacional de “Effective CAF User”. Foi o caso do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia (AGEVC), tendo sido a única organização a receber esta distinção durante o II Encontro Nacional da CAF. Aliás, o AGEVC torna-se a quarta organização pública a conseguir este certificado de qualidade.

No seu discurso de encerramento, a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação referiu aos presentes que o nosso Agrupamento poderia servir de referência na procura de uma prestação de serviço público de qualidade, como consequência do reconhecimento de UTILIZADOR EFICAZ da CAF.

Como sempre, qualquer pai ou mãe procura sempre o melhor para o seu filho. Desta forma, hoje, os pais e as mães de todos os alunos que se encontram inscritos no Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia têm a certeza que estão a cumprir essa premissa. Os seus filhos estudam e são acompanhados numa escola pública com uma Gestão de Qualidade Reconhecida. Isto é um facto, como demonstra o certificado obtido.

Neste organismo escolar, ajudamos os alunos a crescer, não só academicamente, mas, também, como Homens e como Mulheres. Apesar deste recente reconhecimento público, sempre importante para qualquer instituição, o seu sucesso, dos alunos, a todos os níveis, é o nosso maior orgulho. Eles são a nossa bandeira. Eles são a nossa voz.

Em 2014, a taxa de sucesso no Ensino Básico regular foi de 90,24% (89,21% Nacional), no Curso de Formação e Educação (CEF), tipo 2, foi de 100% (87,8% Nacional), no Ensino Secundário regular foi de 81,69% (79,06% Nacional) e no Ensino Profissional foi de 100% (87,53% Nacional).

Em 2015, a taxa de sucesso no Ensino Básico regular foi de 86,64% (91,30% Nacional), no Ensino Secundário regular foi de 82,48% (80,72% Nacional) e no Ensino Profissional foi de 91,8% (88,45% Nacional).

A taxa de empregabilidade tem vindo a crescer (38,5%, 81,8% e 86,6%) nos últimos três anos. No final do presente ano letivo, um número significativo de alunos, que se encontram em final de estágio do seu curso profissional, já tem proposta de emprego pelas entidades que os acolheram. Inclusivamente, já existem empresas que contactam o Agrupamento para assegurar estagiários, como reconhecimento da qualidade destes futuros profissionais.

Os números falam por si e que cada um forme a sua opinião acerca do AGEVC, enquanto organização de confiança na educação dos vossos filhos.

• Jaime Gomes

Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *