EDITORIAL 714

Homenagear o Dr. Telmo Teixeira de Figueiredo é homenagear a vida

Editorial

• Maria do Carmo Bica

Homenagear o Dr. Telmo é homenagear a vida. Uma vida com sentido de justiça, de solidariedade, de luta pelo progresso da humanidade e pela liberdade.

São estes os valores que o Dr. Telmo representa para todos nós. Um homem que, ao longo da sua existência, se empenhou, sem pretender quaisquer protagonismos, na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Fê-lo no plano local, nacional e mesmo universal. Sempre atento ao evoluir do mundo, sempre crítico e com os olhos postos nos outros, nos mais desfavorecidos.

O respeito e a admiração que, desde tenra idade, tive e mantive com o Dr. Telmo Teixeira de Figueiredo, proporcionaram-me longas conversas com ele, sobre política e desenvolvimento local. Tomando iniciativas, por um lado, e/ou  apoiando outras que considerou serem de interesse para o desenvolvimento da terra, aí o vimos sempre activo e atento. Referindo-me apenas àquelas em que estive directamente envolvida: sentimos o seu apoio na organização de candidaturas propostas por cidadãos aos Órgãos do Município de Vouzela (Movimento Independente ‘Por Vouzela’); na constituição da ADRL (Associação de Desenvolvimento Local); na ‘Gazeta da Beira’; no trabalho de apoio técnico aos agricultores; em todos os momentos de mobilização cidadã, em defesa de causas concretas, como foi o exemplo da luta contra o encerramento do Serviço de Urgências no Centro de Saúde de Vouzela e o encerramento do Tribunal.

Todos os dias lia a imprensa diária e comentava com afinco a actualidade política. O sentido de justiça social levaram-no muitas vezes a tomar posições contra os seus próprios interesses pessoais.

A Farmácia Teixeira granjeou um estatuto verdadeiramente social. Dali ninguém saía sem medicamentos, por falta de dinheiro para pagar, no imediato. Quando as pessoas não tinham dinheiro, pagavam depois ou iam pagando, à medida das suas possibilidades. Sempre atento, sempre preocupado com toda a gente, sempre disponível para ouvir e ajudar quem o procurava.

«Notícias, notícias?» perguntava amiúde. «Nada de novo», respondia eu. Mas, na conversa que se seguia, rara era a vez que não encontrasse assunto para divulgar na ‘Rádio Vouzela’. Rádio que fundou e dirigiu durante muitos anos.

Homem de esquerda, de diálogo e de construção de convergências. Homenagear o Dr. Telmo é não desistir de lutar, é continuar o trabalho para construir o progresso, para a transformação social que permita uma vida verdadeiramente digna e sustentável para todos e todas. É assim que eu pretendo recordar e homenagear o Dr. Telmo Teixeira de Figueiredo.  Dr. Telmo, até sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *