Ecopista do Dão ganhou terceiro prémio europeu Excelência

A ecopista do Dão, que atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, recebeu na passada semana o terceiro prémio europeu na categoria Excelência.

SITE_EcopistaDao-MapaOs Prémios Europeus de Ecopistas, que são promovidos de dois em dois anos pela Associação Europeia de Vias Verdes, foram entregues pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.

A ecopista do Dão, que representou um investimento de cinco milhões de euros, recebeu o terceiro prémio Excelência, ex-aequo com a ecopista Vasco Navarro, de Espanha.

A diretora da Associação Europeia de Vias Verdes, Mercedes Muñoz, justificou a atribuição do prémio à ecopista do Dão com a «qualidade global da infraestrutura e o esforço realizado para recuperar um património valioso», nos 49,2 quilómetros que ocupa do antigo ramal ferroviário do Dão.

 

Para quando a Ecopista em Lafões?

Carlos Marta, presidente da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, entidade responsável pela gestão da ecopista do Dão, frisou que este prémio só foi possível graças à colaboração que houve com as três autarquias e a Refer.

Essa seria a colaboração fundamental para que viesse a surgir uma Ecopista em Lafões, aproveitando o canal do “Vouguinha”, mas que tarda em ser concretizada. O trajeto entre Sernada e Viseu, correspondente a troço da antiga Linha do Vouga, está parcialmente concretizada numa extensão de 9 km junto a Sever do Vouga. Com início no edifício da antiga Estação da Paradela, a Ecopista segue sempre paralela ao Rio Vouga e à Estrada Nacional 16 até pouco depois da foz do Rio Mau, no Lugar da Foz.

O percurso que atravessa Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul está no Plano, mas sem iniciativas que coloquem as Câmaras e a Refer no caminho da respetiva implementação.

Presente na cerimónia de entrega do prémio à Ecopista do Dão esteve o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que defendeu ser tempo de «reconstruir, requalificar e reutilizar», como aconteceu na ecopista do Dão e noutras do país. «Olhamos para estas vias como um instrumento muito importante, porque potencia imenso a prática desportiva informal», frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.