CTT centraliza serviço em Vouzela

Mudanças no serviço de distribuição postal

Ed658_CTT-LogoMuito em breve, os CTT, em Lafões, vão centralizar os serviços num único posto que vai ter sede em Vouzela. O protocolo entre a empresa e o Município de Vouzela,   foi assinado  no passado dia 26 de junho. Dentro de poucos meses, S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades tem a Zona Industrial de Monte Cavalo como ponto de partida.

As negociações que duraram vários meses, entre o Município de Vouzela e os CTT chegaram ao fim. Vouzela foi o concelho escolhido para acolher o único Posto de distribuição de Lafões. Tudo indica que o novo posto deve arrancar entre outubro e novembro  do corrente ano. O protocolo tem a validade de 5 anos que podem ser renovados. As novas instalações vão ter lugar na antiga fábrica Têxtil, a CTV, que vai ser cedido a e está a ser capacitada pelo município.

Os CTT justificam esta centralização, com uma necessidade de “reorganização e adaptação permanente às novas realidades do mercado e da necessidade dos clientes”. Como explica Hernâni Santos, a proposta apresentada pelo Município de Vouzela “é uma solução vantajosa” que vai permitir uma redução de custos e ainda um maior controlo da equipa. Como justifica, “a localização de Vouzela, relativamente aos outros códigos postais,  está centralizado, portanto a congregação fazia aqui mais sentido do que noutro lugar. Nós temos aqui preocupações de eficiência e requalificação no processo distributivo, convém que haja uma centralidade face à área que se serve”. Para além da centralidade de Vouzela no contexto de Lafões, Rui Ladeira faz ainda referência à “proximidade do concelho com a A25”.

O autarca considera que este protocolo é o acontecimento “mais significativo deste mandato”, que conta com cerca de 8 meses. O novo centro de distribuição vai distribuir cerca de 12 500 cartas diariamente, e vão cobrir cerca de 16 mil domicílios. Um investimento que vai centrar 20 postos de trabalhos diretos em Vouzela, podem ainda ser criados mais 10 indiretos se considerarmos as áreas de transporte e distribuição. Um projeto “estruturante e estrutural” que o Presidente da Câmara acredita poder trazer “uma maior dinâmica na economia local”.  Para esta parceria, outros projetos estão em cima da mesa, leituras de contadores, edições filatélicas temáticas, apoio à população isolada, são algumas das propostas que estão a ser analisadas. A aposta, como se defende é “o serviço de proximidade”.

As mudanças

Como assegura Hernâni Santos, esta centralização dos serviços, não vai trazer nenhuma mudança para os lafonenses que vão continuar a receber as suas correspondências sem qualquer transtorno adicional. A prioridade é “garantir que o correio é distribuído com qualidade diariamente”. Como assegura, “Independente do local onde saem os nossos carteiros o que é para nós prioritário é a garantia da distribuição diária de acordo com a velocidade das correspondências na casa de cada um”. Muda apenas a restruturação interna do CTT. Como confirma Hernâni Santos, o Posto de Bordonhos, em São Pedro do Sul, e o Posto no Centro da Vila de Vouzela vão encerrar. Os trabalhadores vão ser deslocalizados para o novo Posto de Distribuição de Lafões, Na Zona Industrial de Monte Cavalo, sendo que, como garante os CTT, “a empresa assume sempre os custos da deslocalização, se essa deslocalização implicar acréscimos de encargos para os trabalhadores”.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *