Crianças de Vouzela aprendem a “escutar”

A associação cultural Binaural Nodar vai desenvolver, até ao próximo dia 25 de julho, um conjunto de ateliês dedicados às crianças que se encontram a frequentar as atividades de interrupção letiva das escolas do concelho de Vouzela.

“Sketch & Sound” é o mote das oficinas que, adaptadas a cada faixa etária, estimulam os mais novos a interagirem com o meio que as rodeia. Partir à descoberta dos sons, gravá-los com recurso a material próprio e, no fim, passá-los para o papel, sob a forma de desenho, foram alguns dos desafios lançados aos participantes.

“Através de uma estrutura simples e de um conjunto de acções, quisemos despertar as crianças para os elementos sonoros e visuais a que, no quotidiano, nem sempre se presta atenção. Depois, colocámos a questão de como se desenha um som”, começa por explicar o coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, acrescentando que “se trata de uma mais-valia que tentem desenvolver a capacidade de escuta, pois o universo sonoro é um mundo vasto e vai muito além da voz e da música”.

O trabalho está a ser desenvolvido no espaço envolvente das escolas onde decorrem o Programa Férias Desportivas e Culturais do Município de Vouzela.

O resultado final será uma série de desenhos e de captações sonoras que serão posteriormente apresentadas na forma de uma obra audiovisual, a ser divulgada em várias plataformas digitais.

27/07/2023


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *