Conferência EUROPARC traz a Sever do Vouga mais de 300 especialistas em áreas protegidas

Montanhas Mágicas


Sever do Vouga vai acolher algumas das ações que fazem parte do programa da Conferência Anual da EUROPARC-Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa, que decorre no território Montanhas Mágicas, entre os dias 6 e 10 de Setembro. Trata-se do maior encontro europeu de partilha e debate de políticas, ideias, conhecimentos e experiências nas áreas da natureza, ambiente, turismo e gestão sustentável de áreas protegidas e classificadas.

No ano em que a ONU decretou como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, o território das Montanhas Mágicas®, área geográfica de enorme valor ambiental e cultural e da qual Sever do Vouga faz parte, foi o local escolhido para receber a conferência que este ano tem como tema “Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e Natureza na Europa”. Uma iniciativa da EUROPARC, com sede na Alemanha, organizada pela ADRIMAG-Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras do Montemuro, Arada e Gralheira.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, “é um privilégio reunir no nosso concelho especialistas de projeção internacional em torno de temáticas tão importantes como a conservação da natureza e do património cultural, bem como da gestão sustentável de atividades dentro das áreas protegidas e classificadas”, afirma, sublinhando que se trata de “uma excelente oportunidade para promover e divulgar, junto da comunidade internacional, as ofertas de um território único como são as Montanhas Mágicas@, do qual Sever do Vouga se orgulha em fazer parte”.

O evento, de projeção internacional, prevê trazer mais de 300 representantes de áreas protegidas e classificadas de 36 países da Europa e de parques do Brasil. Entre as presenças confirmadas, destacam-se a de Humberto Delgado Rosa, ex-Secretário de Estado do Ambiente e membro da Comissão Europeia na área do Ambiente, e a brasileira Marina Silva, ex-ministra do Ambiente nos governos de Lula da Silva e Embaixadora da Terra, distinção atribuída pela ONU pelo contributo que deu na defesa da floresta Amazónica.

Durante cinco dias, os especialistas terão um longo programa de trabalho e visitas de campo nos sete Municípios que formam o território das Montanhas Mágicas® (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra). Em Sever do Vouga, as ações desenvolvem-se em dois dias. No dia 8, os conferencistas terão oportunidade de conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do nosso concelho, como a Eco Pista, Museu Municipal, Cascata da Cabreia e Campo Experimental dos Pequenos Frutos. No dia seguinte, irão apresentar e debater ideias e partilhar e promover projetos no VougaPark – Centro de Inovação.

Recorde-se que, em 2013, impulsionado pela ADRIMAG- Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, o território Montanhas Mágicas® viu a sua candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável aprovada pela Federação EUROPARC. Valorizar os produtos do território como o termalismo, as práticas de águas bravas, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais é o objetivo deste instrumento de gestão que assenta numa estratégia de desenvolvimento concertada através de um plano coletivo onde as especificidades de cada concelho contribuem para a promoção das Montanhas Mágicas®, marca certificada como destino turístico sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.