Conferência de Imprensa do Bispo de Viseu com a comunicação social

• Texto de Fernando Morgado

No encontro que realiza anualmente com a comunicação social, o Bispo de Viseu, – D. Ilidio Leandro – referiu no passado dia 1 de Junho na Conferência de Imprensa que teve lugar na Casa Episcopal em Viseu que, a Diocese tem actualmente 114 padres, embora só 91 estejam ao serviço das 208 paróquias. Comparado com outras Dioceses, Viseu até está privilegiada, tendo em atenção as idades dos padres para o número de paróquias. A idade média ronda os 66 anos, sendo o número de párocos actual o ideal em proporção ao número de paróquias existentes. 91 párocos é um número ideal e a Diocese de Viseu também tem atraído alguns padres de fora. Temos dois de Benguela e dois do Brasil e em Setembro vem mais um jovem padre. A Diocese de Viseu é a segunda melhor posicionada em número de párocos, logo a seguir a Lamego. Mas mesmo assim a Diocese de Viseu começa a sentir a falta de sacerdotes e que daqui a 8 anos o número possa cair para menos de metade, nãom ultrapassando os 50 párocos. O Bispo adiantou que este mês de Junho de 2017, a 25, serão,ordenados três novos sacerdotes em Viseu. Informou ainda que a partir do mês de Setembro próximo, irá retomar as visitas pastorais, que interrompeu há cerca de um ano. Essas visitas também vão servir para se aperceber como estão as unidades pastorais.

O Bispo de Viseu deu a conhecer a mensagem do PAPA FRANCISCO para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais e que temos possibilidades de fazer opção sobre a comunicação que queremos fazer, tendo em conta a variedade abundante do que controlamos. O Papa apela a que optemos por uma comunicação construtiva, promovendo a cultura do encontro, olhando a realidade com convicta confiança e rejeitando os preconceitos contra os outros. O Papa apresenta o que diz ser um estilo comunicador aberto e criativo. Fala sobre o que entende sobre uma boa noticia e a vida do homem não de reduz a uma crónica asséptica de eventos. Para os cristãos, só pode ser os da boa notícia – Evangelho – Jesus. A esta luz, qualquer acontecimento torna-se cenário possível também de boa notícia, pois o Amor, na Fé, consegue sempre o positivo do máximo negativo.

Foram ainda abordados alguns temas importantes, tais como:

– ACONTECIMENTO DE FÁTIMA – Centenário, Papa, Canonização dos Pastorinhos

– ORDENAÇÕES: 3 novos sacerdotes a 25 de Junho de 2017

– VISITAS PASTORAIS – Em 2017 – 2018: Arciprestado de Lafões

– SÍNODO DOS JOVENS – Outubro de 2018

– TEMAS ESSENCIAIS NO PRÓXIMO ANO PASTORAL: – Família e jovens

– C N A L – Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos a 17 e 18 de Novembro de 2017 – 4º Encontro Nacional em Viseu, sobre os desafios da Esperança, na Construção da Justiça e da Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *