Comissária europeia visitou o VougaPark – Centro de Inovação

A Comissária europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, esteve em Sever do Vouga, no dia 26 de abril, para conhecer a Unidade das Tecnologias (UniTEC) da Escola Profissional de Aveiro (EPA), que funciona no VougaPark-Centro de Inovação, desde 2015.

A Comissária foi recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, e pela diretora de operações do VougaPark, Andreia Fonseca. Durante a visita, Marianne Thyssen conheceu de perto o funcionamento do projeto educativo da EPA que disponibiliza aos jovens da região qualificação profissional orientada para o pleno emprego. Trata-se de um modelo de ensino-aprendizagem desenvolvido com a colaboração de diversos parceiros, em especial da Câmara Municipal de Sever do Vouga. Com cerca de 500 alunos, a UniTEC é hoje o maior polo da EPA na Região de Aveiro. Ã Comissária conheceu ainda uma das 23 empresas instaladas no VougaPark-Centro de Inovação, a Graphenest- Advanced Nanotechnology que desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno.

“Apesar do tempo escasso, tivemos oportunidade de trocar impressões sobre as potencialidades e desafios do nosso território, nos quais a União Europeia pode ter um contributo relevante, através do seu apoio. A Comissária mostrou-se bastante satisfeita com o modelo de funcionamento do VougaPark-Centro de Inovação, considerando-o um bom exemplo na promoção do empreendedorismo em territórios de baixa densidade, como é o caso de Sever do Vouga”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

A visita à Região de Aveiro decorreu no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da EPA que deu a conhecer o seu projeto intermunicipal de valorização do território, em especial nas áreas da qualificação profissional junto de jovens e adultos em risco de exclusão escolar e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *