Comemorações vieram para ficar

Comunidade Local em destaque nas comemorações dos 501 anos do Foral em Sever do Vouga

As Comemorações dos 501 anos do Foral, encheram a vila de alegria, nos passados dias 1 e 2 de maio. O balanço segundo a organização é muito positivo, com destaque para a participação da comunidade local que afluiu em peso. Do Município de Sever do Vouga fica a promessa: estas comemorações vieram para ficar. António Coutinho quer que a Feira Quinhentista cresça nos próximos anos.

DSC01949

As comemorações da atribuição do Foral Manuelino vieram para ficar. A garantia foi dada por António Coutinho. “Sem dúvida será para continuar, é uma data marcante que no futuro queremos continuar a assinalar. Queremos que este seja um evento que, ano após ano, vá crescendo”, defende o pelo Presidente da Câmara.

Desta edição, o balanço é muito positivo. A lamentar só a chuva no primeiro dia da Feira. No total foram 170 pessoas que participaram ativamente na iniciativa que se transformam em saltibancos, contadores de histórias, gaiteiros, personagens medievais, entre muitos outros.

Cerca de uma centena de participantes pertenciam à Comunidade em Geral. “A comunidade local esteve muito bem, muito ativa. Houve Associações do concelho que brilharam é o caso, por exemplo, da Jovouga, do Rancho de Roucas de Voga e dos Escuteiros”.

Para Tucha Martins, Presidente da AlbegAR-TE o balanço é também positivo. “Foi muito bom, correu muito bem, as pessoas aderiram e participaram bastante”, defende. Este é o culminar de dois meses de trabalho em que a associação trabalho de perto com a comunidade. A animação foi uma constante. Destaque para os momentos de Teatro, para o cortejo, as danças medievais ou a procissão noturna que trouxeram largas centenas de pessoas a Sever do Vouga. O Jardim do Lago transformou-se num verdadeiro mercado da Idade Média. Cerca de 60 tabernas, decoradas com rigor, recriaram a época Medieval.

Historiador António Tavares inaugurado

Já no dia 29 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos decorreu uma sessão solene. O Historiador António Tavares foi homenageado com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Assembleia Municipal.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *