Comemorações do R.I. 14 de Viseu juntou centenas de civis e militares

• Texto de Fernando Morgado

Numa cerimónia protocolar que marcou o Dia da Unidade do RI 14 da cidade de Viseu, juntou centenas de militares e civis e marcou o lançamento da obra “ O Regimento de Infantaria 14 nas Campanhas do Sul de Angola” autoria do Major Lourenço Borges.

Também esteve patente no Palácio do Gelo uma exposição “Pedaços e Despedaços da Grande Guerra 1914 – 1918” com grande agrado do público em geral.

O Dia da Unidade começou com a colocação de uma coroa de flores no memorial à entrada do Quartel, que regista os nomes dos soldados do RI 14 caídos nos vários cenários de guerra em Flandres-Angola e Moçambique e esse momento foi marcado pelas palavras do Capelão Militar, salientando que, após o seu desaparecimento físico, possam esses soldados viver na memória e para sempre de todos nós.

Já na parada com os militares em formação, muitos convidados, instituições militares, religiosas e civis, assistiram à cerimónia que foi presidida pelo Brigadeiro Francisco Ferreira de Sousa, tendo o mesmo recordado os momentos altos do RI 14 , as suas origens e os seus feitos e manifestou o seu desejo de ver no futuro o RI 14 a reafirmar-se no contexto nacional e estrangeiro.

O Comandando do RI 14, Alves de Bastos informou que no próximo verão estarão presentes três batalhões para o combate aos incêndios, tendo sido esta Unidade, a que mais se modernizou a nível tecnológico.

Foram ainda entregues diversas medalhas a militares, por serviços e méritos atingidos e posteriormente o desfile das tropas em parada, com a passagem de veículos de guerra, Pandur.

E a finalizar, um almoço convívio no Pavilhão do Quartel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *